Imprimir

Notícias / Política BR

Um dos pivôs do mensalão, Delúbio se diz parte da "epopeia vitoriosa" do governo Lula

Folha Online

Afastado da linha de frente da política desde 2005, ano em que veio à tona o escândalo do mensalão, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares publicou nesta sexta-feira artigo em um jornal de Brasília em que chama de "atabalhoada, fracassada e improdutiva" a gestão de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e em que sugere ter feito parte da "epopeia vitoriosa" do governo Lula.

Ao estabelecer uma série de comparações entre as gestões de FHC e Lula (2002-2010), Delúbio parafrasea o slogan da pré-campanha tucana --"O Brasil pode muito mais. Lula mostrou isso"-- e dá a Lula o título de "príncipe" e à FHC o de "sapo" --também aqui uma referência à polarização da campanha eleitoral de 1994 entre o "príncipe da sociologia" FHC e o "sapo barbudo" Lula.

"O sapo é o governo incapaz e arrogante dos tucanos, enquanto o príncipe é o povo que tomou as rédeas de seu destino e demonstra, ele próprio, como se governa com competência e seriedade", escreveu Delúbio em sua coluna no jornal "Alô Brasília".

Expulso do PT em 2005 e réu no processo do Supremo Tribunal Federal que investiga o mensalão, Delúbio tentou retornar ao PT em 2009 com o objetivo de se candidatar a deputado estadual ou federal neste ano.

No artigo, ele diz que o governo Lula transformou o país em um "Brasil ganhador e vitorioso".

"No futuro próximo, iremos ler os historiadores recapitulando os fatos, descrevendo momentos que marcaram, ideias que moveram multidões, líderes que cumpriram suas missões e outros que fraudaram a confiança de seus povos. (...) E ficaremos extasiados com tudo o que nos for relatado sem dar-nos conta de que fomos parte efetiva daquela epopeia vitoriosa, da guerra sangrenta, do desafio enfrentado, da utopia buscada."
Imprimir