Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

alerta da Fundação MT

Por conta da Helicoverpa, produtores de soja MT acabaram descuidando da Ferrugem Asiática

Por conta da Helicoverpa, produtores de soja MT acabaram descuidando da Ferrugem Asiática
Produtores de soja de Mato Grosso estão em estado de alerta já que as condições climáticas estão altamente favoráveis à ocorrência e disseminação do fungo causador da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi).


A informação é do diretor geral Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Francisco Neto, que diz que associado ao clima, ainda começaram a ser colhidas as primeiras lavouras de soja super precoce e precoce em algumas regiões do estado, o que pode contribuir para uma maior disseminação do patógeno através dos esporos provenientes delas.

Pesquisadores da Fundação MT farão raio X da Safra de Soja 2012/2013 para ajudar produtores a combater 'inimigos' da lavoura

Segundo ele, os esporos são lançados ao vento e carregados por longas distâncias podendo infectar novas áreas. “No início da safra, acompanhamos alguns casos em que alguns produtores não demonstraram a devida preocupação e atenção com relação ao manejo ferrugem asiática, provavelmente em função da presença marcante dá tão temida Helicoverpa armigera, praga esta que possui elevado potencial de destruição, ataca várias culturas (polífaga) e é de difícil controle”, disse.

A elevada gama de informações e alertas voltados para a Helicoverpa armigera, associada à identificação tardia da ferrugem no campo (comparativamente a safra anterior) pode ter levado alguns produtores a pensarem apenas na lagarta como primeiro plano e flexibilizar o monitoramento e o controle da ferrugem, avalia o diretor.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet