Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

questão fundiária

Não há política pública para resolver questão do índio, diz Maggi ao pedir solução definitiva

Foto: Reprodução

Senador é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado

Senador é presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado

O senador Blairo Maggi (PR-MT) fez um apelo para que o governo federal resolva definitivamente a questão das terras indígenas e acabe com os conflitos fundiários que atingem principalmente o setor produtivo nos estados as regiões Norte e Centro-Oeste.


Durante audiência pública da Comissão de Meio Amiente o Senado, nesta terça-feira (5.11), destinada a debater a exploração de riquezas em terras indígenas, o senador disse que as demarcações não resolvem a questão do índio no país.

Leia mais:
Trabalho escravo tem semana decisiva no Senado e Maggi defende tranquilidade no campo
Ministro da Justiça diz que questão indígena tem "potencial de conflito assustador"

“Não há nada no leque de políticas públicas do governo federal que possa ser tomado como um conjunto ao menos razoável de medida tendentes a esta finalidade. Não há orientação suficientemente ampla e coesa, capaz de nortear a ação do Estado em relação à questão do índio. O que existe se restringe a um mínimo de diretrizes e programas que não conversam entre si”, declarou.

O parlamentar criticou o aumento das áreas destinadas para estas comunidades ao afirmar que elas prejudicam o setor produtivo rural e apontou a interferência de diversos grupos “mal intencionados” que estão “encastelados na estrutura do governo “ e que perseguem como metas a criação de “enclaves territoriais” no centro do país.

“O reconhecimento das terras indígenas é fruto de um método de dimensionamento abusivo, feito sob falso pretexto e com base em expedientes técnicos e administrativos questionáveis”, disparou ao lembrar que há claros interesses estrangeiros nas demarcações de reservas para prejudicar o setor produtivo nacional.

Segundo dados da Funai, as terras indígenas já ocupam 50% do território de Roraima, 27% dos territories do Amazonas e do Pará e 15% de Rondônia e do Acre. Em Mato Grosso já são mais de 2 milhões e 300 mil hectares demarcados. As terras indígenas já ocupam 110 milhões de hectares, o que representa 13% do território nacional”.

Mais informações em instantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet