Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Meio Ambiente

novo suiá missú?

ICMBio deve consultar população de Luciara sobre criação de reserva extrativista

Foto: Reprodução

Casa de retireiro incendiada

Casa de retireiro incendiada

O governo federal se comprometeu a consultar a população de Luciara, no Araguaia, a respeito da proposta do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio) de uma reserva extrativista no município, o que tem gerado polêmica e conflitos entre retireiros que exploram a biodiversidade local.


A garantia foi dada pelo presidente do Instituto, Roberto Vizentin, durante audiências públicas realizadas na Câmara e no Senado esta semana. O ICMBio se comprometeu a rever estudos porque muitos moradores retiraram suas assinaturas de um documento que pedia a criação da área.

Leia mais:
Cidade sitiada, moradores presos e uma reserva à vista: Luciara repete Suiá-Missú
Câmara faz mesa redonda em Luciara para evitar despejo em reserva extrativista

A audiência na Câmara Federal foi presidida pelo deputado federal Nilson Leitão (PSDB/MT). Segundo ele, a população encontra-se preocupada e vivendo momentos de insegurança e conflitos. Ao todo são mais de 200 famílias de pequenos produtores, chamados de retireiros, que vivem no local.

“Não sou produtor e não tenho ideologia de proteger radicalmente lado A o B, mas conheço bem a região, o que fez com que eu me envolvesse na questão de Luciara. A radicalização é tão grande que tomaram a decisão sem nenhuma audiência, reunião ou mesmo aviso aos produtores. Simplesmente determinaram a criação da reserva desalojando várias famílias. As coisas não podem ser feitas assim, é uma imprudência”, expõe Nilson Leitão.

Recentemente, os moradores da cidade fizeram um protesto pacífico se colocando contra a desapropriação. Eles fecharam uma rodovia e o aeroporto para que os técnicos do instituto não tivessem acesso ao local da reserva por serem contra a criação de uma reserva de desenvolvimento sustentável no município.

Também participaram da audiência o Prefeito Luciara, Fausto Aquino de Azambuja Filho, o presidente da Câmara dos Vereadores, Celso Feitosa, e moradores envolvidos.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet