Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

oportunidade

Detentos recebem treinamento em Manutenção e Regulagem de Colheitadeira de Grãos

Foto: Assessoria Senar

Detentos recebem treinamento em Manutenção e Regulagem de Colheitadeira de Grãos
Os reeducandos que cumprem pena no alojamento cadeia pública de Campo Novo do Parecis, a 405 quilômetros de Cuiabá, agora têm a oportunidade de aprender um novo ofício. No último mês, onze pessoas participaram do treinamento Manutenção e Regulagem de Colheitadeira de Grãos. 


Leia maisGoverno descumpre Lei e ‘corta’ mais de R$ 7 mi destinados a compra de produtos da agricultura familiar
MPT realiza seminário que debaterá uso de agrotóxicos em Mato Grosso

O curso é ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Novo do Parecis, cadeia pública do município e empresa Pampa Valtra.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Novo do Parecis, Alex Utida, todos têm direito a uma segunda chance. “Com essa parceria colaboramos com a sociedade e o Poder Público para a ressocialização dos reeducandos, pois permite que eles paguem pelos crimes cometidos, se capacitem e voltem para a sociedade com um ofício".

Participante do programa, o reeducando, apenas identificado como “Baiano”, se diz contente com a oportunidade. "Este momento é muito importante para quem está aqui. Sentimos como se fosse a única oportunidade que teremos pela frente. Quando sair daqui posso procurar trabalho em uma fazenda e dizer que tenho o treinamento em máquinas agrícolas".

Para o diretor da cadeia pública, Pedro Marques de Almeida Júnior, a iniciativa é positiva, uma vez que o município tem em sua principal atividade econômica o agronegócio. "Oportunidades como essas são fundamentais para a reabilitação de cidadãos em dívida com a justiça. Acredito que só é possível mudar de vida através do trabalho. Como na região a área de agricultura é muito forte a busca por mão de obra qualificada é grande, aumentando as chances de eles conseguirem um emprego para sustentar sua família quando sair daqui", declarou.
Outra chance

Segundo a mobilizadora do Sindicado, Cleidian Delazeri, a formação da turma foi um sucesso e uma nova capacitação deverá ser iniciada. "Vamos realizar novas turmas em parceria com a Cadeia Pública na área de mecanização. Na semana de 11 a 15 de novembro, 13 reeducandos serão capacitados em Manutenção de Tratores Agrícolas e há previsão para a realização de uma turma de Aplicação de Agrotóxico e outra de Segurança no Trabalho NR 31.8", antecipou.

Para participar da qualificação o reeducando precisa preencher alguns pré-requisitos como já ter sido condenado pela justiça; apresentar bom comportamento e cumprirem pena no alojamento e não na carceragem. O município de Campo Novo dos Parecis não adota o regime semiaberto.

A carga horária do treinamento é de 40 horas e serve para contagem da remição da pena, a cada três dias de qualificação um dia da pena é reduzido, o que estimula bastante o interesse dos reeducandos pelos treinamentos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet