Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agronegócio

até fevereiro

Piracema entra em vigor atingindo cerca de 8 mil pescadores profissionais em Mato Grosso

Foto: Reprodução/Ilustração

Piracema entra em vigor atingindo cerca de 8 mil pescadores profissionais em Mato Grosso

Piracema entra em vigor atingindo cerca de 8 mil pescadores profissionais em Mato Grosso

Já entrou em vigor a proibição da pesca predatória em Mato Grosso. Desde o dia 1º de novembro está proibida a pesca nas bacias dos rios Araguaia, Amazonas e Paraguai. Há no estado aproximadamente 8,5 mil trabalhadores que sobrevivem com a pesca e na época da piracema recebem um benéfico do governo para auxiliar na renda familiar. A piracema segue até o dia 28 de fevereiro de 2014.


Leia mais Mais de 47 famílias de aquicultores são contempladas em concorrência pública em Manso; confira a lista
Maior projeto de piscicultura do Estado alavanca economia de Alto Paraguai

De acordo com a Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTE- MT), o seguro-desemprego que os pescadores recebem é um beneficio temporário que enquadra como uma assistência financeira para a renda da família que fica afetada pelo período proibitivo. Segundo o órgão, mais de 5 mil pescadores já solicitam o beneficio, e cerca de 64% já estão recebendo seguro em Mato Grosso.

Equipes do SRTE estão, desde o mês de outubro visitando colônias de pescadores em todo o Mato Grosso, informando sobre o benefício e distribuindo cartilhas sobre o programa e como fazer os cadastros junto ao órgão para ser beneficiado pelo seguro. A previsão de pagamento da primeira parcela do seguro é no dia 1º de dezembro para os pescadores da bacia do rio Araguaia e 5 de dezembro para os da bacia do rio Amazonas e Paraguai. O seguro é divido em 4 parcelas mensalmente.

Segundo o superintendente regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso, Valdiney Antonio de Arruda, a cartilha traz todos os dados necessários para que os trabalhadores tenham conhecimento de seus direitos sobre o seguro.
As cartilhas foram distribuídas nas colônias de pescadores em todo estado e também estará disponível na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego localizada no bairro Porto em Cuiabá.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet