Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política

QUESTÃO FUNDIÁRIA

Câmara quer explicações da Funai sobre pagamento de diárias e royalties a indígenas

Foto: Reprodução

Assirati substituiu Marta Azevedo, que pediu exoneração por problemas de saúde

Assirati substituiu Marta Azevedo, que pediu exoneração por problemas de saúde

A presidente da Funai Maria Augusta Boulitreau Assirati vai participar de um café da manhã nesta quarta-feira (4.12) na Câmara dos Deputados para discutir a publicação de duas instruções normativas (IN) consideradas polêmicas pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).


O convite partiu da Liderança da Minoria da Câmara, que está sob o comando do deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT). Assirati entrou no lugar da ex-presidente Marta Azevedo, que pediu exoneração alegando problemas de saúde e que não tinha boa relação com partidos de oposição nem com a FPA.  

Leia mais:
Congresso terá palavra final sobre demarcações, conclui relatório da Subcomissão do Índio
Ruralistas tentam derrubar norma da Funai que dá hospedagem e alimentação a líderes indígenas

As INs 001 e 002 tratam de dois temas de interesse dos indígenas. A IN 1 prevê o pagamento de royalties aos indígenas para compensar comunidades pelos impactos causados por empreendimentos como construção de estradas e hidrelétricas.

Já a IN 2, editada recentemente, prevê o pagamento de diárias, alimentação, passagens e hospedagem a indígenas que participarem em Brasília de articulações institucionais destes povos.

O encontro substituiu a realização de uma audiência pública que ocorreria na Câmara com a presença da presidente da Funai.

Na ocasião, também estava prevista a convocação do ministro da Justiça José Eduardo Cardozo para prestar esclarecimentos sobre a conduta do governo para garantir o direito de propriedade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet