Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Agricultura

Primeira vez

Grupo quebra paradigmas plantando soja em Cuiabá e apresenta lavoura no próximo sábado

20 Fev 2014 - 11:00

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Grupo quebra paradigmas plantando soja em Cuiabá e apresenta lavoura no próximo sábado
A cultura de soja adaptou-se muito bem a diversas regiões de Mato Grosso. Mas, na capital, Cuiabá, ninguém imaginava que a oleaginosa pudesse desenvolver-se. O Grupo Bom Futuro realiza no próximo sábado (22) o “Dia de Campo da Soja na Baixada Cuiabana: Quebrando Paradigmas”, evento em que irá apresentar lavouras do grão na capital.


Em uma área de 80 hectares, proveniente da pecuária e distante apenas 15 km do centro da cidade, o Grupo vem trabalhando correção de solo há 3 anos e nesta safra semeou campos experimentais com uma variedade de soja de ciclo longo.

De acordo com o engenheiro agrônomo Paulo José Goubert, a grande dificuldade foi o solo extremamente pedregoso. Para a correção foram sendo utilizados calcário e adubo, suprindo as principais deficiências.

Leia também:
Parecis SuperAgro terá como forte a tecnologia de ponta e qualificação para produtor
Dia de Campo dará duas opções de roteiro para que participantes

A produtividade esperada para a área é de 45 a 50 sacas de soja por hectare, o que é considerado ótimo para uma área de primeira produção. E, se tudo caminhar bem até o final da colheita e os números forem confirmados, a ideia é aumentar gradativamente o plantio nas próximas safras.

Segundo informa o Bom Futuro, a proposta é tentar melhorar a realidade da Baixada Cuiabana. As cidades mato-grossenses que contemplam a cultura do grão possuem bom desenvolvimento econômico.

O Dia de Campo acontece no sábado (22) a partir das 07h30 no hangar do Grupo Bom Futuro (Avenida Florais, S/N - Ribeirão da Lipa). A programação inicia com café da manhã. Em seguida duas palestras: “Produção de Soja na Baixada Cuiabana: Tecnologia Aplicada”, com representante do Grupo Bom Futuro, e “Potencialidades e Impactos Econômicos”, ministrada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Às 10h acontece a visita de campo à área experimental.

O evento é uma realização da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e Grupo Bom Futuro, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet