Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

Só água

Norte e Oeste de Mato Grosso têm colheita mais castigada pelo excesso de chuvas

27 Fev 2014 - 09:33

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Norte e Oeste de Mato Grosso têm colheita mais castigada pelo excesso de chuvas
As chuvas concentradas nestas últimas semanas de fevereiro, juntamente ao grande volume de soja pronta para colheita nesta época em Mato Grosso, estão causando preocupação e prejuízos aos produtores do Estado.


De acordo com informações da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), as regiões mais afetadas pelo alto índice de precipitações são o Norte e o Oeste do Estado.

Segundo relatos dos produtores, informa a associação, a soja avariada está em 10 a 15%, sendo que o permitido pelas receptoras é de até 8%. Já a umidade da soja colhida está em 20 a 25%, com o permitido até 14%. A diferença entre essas porcentagens é descontada do produtor.

Leia também:
Mais de 1,3 milhão de hectares de milho podem ser plantados fora da época ideal por conta das chuvas
Preço do algodão cai em alguns estados por causa das chuvas; em MT cenário é satisfatório

Nas regiões Sul e Leste há o registro de dificuldade em colher e, caso a chuva continue após a semana que vem, haverá perdas.

O diretor técnico da Aprosoja, Nery Ribas, explica que mais de 45% da área foi semeada em um período de 15 dias, por conta de falta de umidade no plantio, atingindo a maturação em meados de fevereiro a início de março.

O atraso na colheita atrasa em consequência o plantio da segunda safra, que está perto de perder a janela climática ideal. Além dos prejuízos com a soja, o produtor que não consegue colher e plantar no tempo certo se arrisca a ter perdas de produtividade na safrinha.

Outros problemas apontados pela Aprosoja são a logística e o armazenamento. Quando a chuva dá uma trégua, os trabalhos são intensificados, causando afogamento do transporte das cargas e armazenamento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet