Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política

bancada ruralista

Rodeios e vaquejadas ficam de fora da CPI de investigação sobre maus-tratos de animais

Foto: Reprodução

Rodeios e vaquejadas ficaram foram da CPI de investigação de maus-tratos contra animais

Rodeios e vaquejadas ficaram foram da CPI de investigação de maus-tratos contra animais

Projeto de resolução PRC 204/13 do de deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que criou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar maus-tratos contra animais não irá tratar casos de rodeios e vaquejadas. De acordo com o deputado, o projeto não obteve votos suficientes dos lideres partidários da Câmara dos deputados.


Leia mais Imea alerta que pecuarista deve planejar venda futura e compra de insumos
Projeto de lei proíbe rodeios e perseguições a animais e prevê multa de R$ 30 mil a responsáveis

Segundo Izar, era para ser criada uma CPI ampla para todos os tipos de maus-tratos de animais, porém o consenso entre os parlamentares só foi atribuído caso não fosse apurada a questão das festas de peão, das vaquejadas.

Ricardo Iza acredita que, a pressão para que eliminasse as investigações em festa de peão partiu dos deputados ligados ao agronegócio, já que a bancada ruralista é muito grande dentro da Câmara e tem um envolvimento grande com os rodeios. Para ele, é normal que queiram defender o segmento e, mesmo não querendo, terá que abrir mão de parte do projeto.

A CPI dos Maus-Tratos a Animais irá investigar não apenas pessoas que agridem os bichos de qualquer forma, mas também a falta de política pública para preservar a fauna e para esterilizar animais de rua e os testes laboratoriais com animais para a fabricação de cosméticos e produtos de higiene.

Outros projetos

O deputado Ricardo Izar irá colocar em pauta do Plenário mais quatro propostas: a que proíbe teste em animais para desenvolvimento de produtos de uso cosméticos e de higiene; A que regulamenta a esterilização gratuita de cães e gatos para evitar as execuções sem critério nos cetros de zoonoses; A que proíbe animais em circos; E a que muda o Código Civil para tratar os animais não mais como coisas, mas como sujeitos sui generis, que tem direito mais não obrigações.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet