Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política

EFEITO REDE CEMAT

Cidinho cobra assinatura de contrato para retomada de obras do Luz para Todos em MT

Foto: Reprodução

Senador lembrou que MT tem um déficit de 40 mil ligações

Senador lembrou que MT tem um déficit de 40 mil ligações

O senador Cidinho Santos (PR-MT) cobrou agilidade na assinatura de contrato com o governo federal para a retomada das obras do programa Luz Para Todos em Maro Grosso. O programa foi interrompido em junho de 2012 devido à recuperação judicial da Central Elétrica Mato-Grossense (grupo Cemat) e à intervenção da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

A Cemat saiu recentemente dessa recuperação judicial e o grupo Energiza, que comprou a mesma, assume o comando no próximo dia 15 de abril De acordo o senador, a sexta etapa prevê a realização de 5.731 ligações para atender cerca de 30 mil pessoas. O investimento previsto é de R$ 78 milhões.

Leia mais
Volta do PIS e Cofins para soja em grão desequilibra mercado, diz Abiove
Cidinho defende abertura de regional da Antaq em Cuiabá para acelerar projetos de hidrovias

Cidinho lembrou que há um déficit de cerca de 40 mil ligações elétricas em Mato Grosso. Segundo ele, houve uma expectativa frustrada na zona rural com a paralisação das obras, há quase dois anos.

“Estamos na expectativa para a retomada do Luz Para Todos que já beneficiou 600 mil pessoas em Mato Grosso e mais de 12 milhões em todo o Brasil. O programa foi responsável pela criação de 439 mil novos postos de trabalho”, justificou.

Em seu discurso no Senado, nesta terça-feira (1.4), ele citou pesquisa feita pelo Ministério de Minas e Energia na qual 81% das famílias atendidas pelo programa compraram aparelhos de televisão, 78% adquiriram uma geladeira, outros 68% puderam comprar celulares e aparelhos telefônicos e 93% afirmaram que a qualidade de vida deles teve uma melhora a partir do acesso à luz elétrica.

Em Mato Grosso, cinco etapas foram concluídas entre 2004 e 2012, sendo realizadas 122.212 mil ligações, com 60.319 quilômetros de rede construída, totalizando um investimento de mais de R$ 1,2 bilhão.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet