Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Economia

GOOOOOOL

Decretos de ponto facultativos durante Copa minimizam prejuízos na indústria

Foto: Marcos Bergamasco/Secom-MT

Decretos de ponto facultativos durante Copa minimizam prejuízos na indústria
Enquanto para alguns segmentos econômicos os jogos da Copa do Mundo em Mato Grosso trarão lucratividade, para outros nem tanto. É o caso do setor industrial, que só não terá tamanhos prejuízos devido o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá terem decretado ponto facultativo durante as partidas. Segundo a Federação da Indústria no Estado de Mato Grosso (Fiemt), a jornada de trabalho na indústria será definida pelas empresas.


Leia também
Missão Japonesa abre perspectiva de Mato Grosso receber indústria de tratores de capital asiático
Governo do Estado decreta ponto facultativo em dia de jogos da Copa
Prefeitura ‘muda de idéia’ e resolve que dia de jogos na Arena será ponto facultativo

Parar por um dia interior traria para a indústria mato-grossense prejuízos imensuráveis, de acordo com o presidente da Fiemt, Jandir Milan. “Se parar um dia inteiro o prejuízo é grande, devido ao custo com energia elétrica e o processo de aquecimento do maquinário, que pode levar até 10 horas para aquecer. O funcionamento das indústrias dependerá das mesmas. Algumas podem parar no horário do jogos”.

De acordo com Milan, se o governo do Estado e a prefeitura de Cuiabá não tivessem decretado ponto facultativo, a situação do setor seria “pior”. “O ano de 2014 tem sido atípico. Foram muitos os feriados seguidos em cinco meses, o que nos fará ter um ano pouco produtivo”. Os feriados sequentes ocorreram em março e abril, Carnaval, Aniversário de Cuiabá, Páscoa e Dia de Tiradentes.

Oportunidade

Apesar dos prejuízos que causará para a indústria mato-grossense, a Copa do Mundo de 2014 traz oportunidade de negócios, salienta Milan. “Estamos organizando reuniões com os países que jogarão aqui. Nosso objetivo é fazer um intercâmbio internacional, ou seja, atrair estes países para investir aqui, bem como trazer tecnologia”.

No dia 16 de maio uma missão japonesa esteve em Cuiabá reunida com o governador Silval Barbosa, além de entidades ligadas a indústria e a produção agropecuária. A Missão Econômica Japão/Mato Grosso contou com a participação de CEOs e executivos de bancos, empresas de seguros, indústrias de alimentos, indústria química e fabricantes de máquinas agrícolas.

2015

O ano de 2014 ainda nem chegou à metade, mas a previsão da economia para 2015 não é a das mais animadoras no Brasil. As perspectivas é de que ela seja baixa no próximo ano. Contudo, mais uma vez as projeções para Mato Grosso são contrárias. “Mato Grosso seguirá crescendo. A produção industrial e agrícola a cada ano crescem. A logística está melhorando, em especial na BR-163 que está quase pronta. Resumindo o Estado se move sozinho”, declara Milan.

Para o presidente da Fiemt, a partir do momento que Mato Grosso possuir uma logística melhor que a verificada hoje haverá mais investimentos. “Mais indústrias virão para cá e a agropecuária deverá crescer mais”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet