Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

Equinos

Profissão Ginete: disciplina e dedicação no trabalho de doma e treinamento de cavalos

03 Jun 2014 - 08:00

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Divulgação

Profissão Ginete: disciplina e dedicação no trabalho de doma e treinamento de cavalos
Trabalhar com cavalos é algo que exige muita disciplina e dedicação. Assim analisa o ginete de treino e doma Maurício Nunes, que há um ano exerce seu ofício em Mato Grosso, tendo trazido na bagagem quase duas décadas de trabalhos desenvolvidos no Sul do país.


Hoje Maurício atua em Campo Verde, onde doma cavalos da raça Crioula e os treina para participar de provas e competições por todo o país. As exposições morfológicas desta raça são comuns e mobilizam um circuito de eventos durante o ano, sobretudo em estados do Centro-Oeste e Sul.

Leia também:Mormo equino é confirmado em Mato Grosso e outros 10 casos são analisados
Campo Verde deverá sediar exposição morfológica de cavalos como passaporte para Expointer


O ginete aposta no crescimento cada vez maior da criação de cavalos e de sua profissão em Mato Grosso. “É um estado rico, crescente, com muitos recursos e oportunidades”, diz.

Sobre a paixão em lidar com cavalos, Maurício garante: eles têm personalidade. Alguns aceitam e entendem os comandos mais facilmente que os outros. Então, o trabalho de doma e treino acaba tendo a necessidade de ser bem personalizado, levando em conta as aptidões de cada animal. Mais do que técnica, um bom ginete precisa ter paixão pelo ofício.

Doma

Para uma doma completa, o ginete diz que é necessário, no mínimo, um ano inteiro de trabalho, começando com ensinamentos e repetições dos primeiros movimentos, em seguida passando a acostumar o animal com o freio na boca, o que é uma etapa mais sensível e demorada.

Todos os dias há trabalho, repetição de movimentos, correções e agrados, um trabalho de disciplina não só do ginete, mas que imprime precisão e disciplina ao cavalo. Folgas somente um dia no final de semana.

Treino

Maurício explica que o treinamento de cavalos tem objetivo de colocá-los em provas morfológicas e outras competições, como de provas de laço. Um preparo físico de pelo menos 3 meses é fundamental.

Os treinamentos de tranco (passo, caminhada) fortalecem os pulmões do cavalo; o trote funciona como fortalecedor da musculatura e o galope atua no condicionamento. Os três devem ser trabalhados em conjunto.

O ginete confessa que a parte do treino e participação em provas é a mais gratificante. “Cavalo é tudo pra mim”, diz.

Evento

Entre os dias 3 e 5 de julho Mato Grosso recebe sua primeira Exposição Morfológica Passaporte da Raça Crioula, em Campo Verde, na qual Maurício e outros ginetes colocarão seus trabalhos na pista. A prova classificará animais para a competição mais esperada no ano, a final em Esteio (RS).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet