Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Agricultura

Mais oferta

Fenômeno climático El Niño pode desfavorecer cotações de soja em médio prazo

03 Jun 2014 - 08:41

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Fenômeno climático El Niño pode desfavorecer cotações de soja em médio prazo
O fenômeno climático El Niño, previsto para acontecer este ano, poderá desfavorecer as cotações dos preços de soja em médio prazo, fazendo-os cair em decorrência da grande oferta do grão.


De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a expectativa é que o fenômeno seja benéfico para a produção da oleaginosa não só no Brasil, como nos Estados Unidos também, o que deve elevar a produção.

Leia também:
Quatro novas cultivares de algodão serão apresentadas em dia de campo no próximo fim de semana
El Niño no Brasil deverá beneficiar produção de milho e soja, diz estudo

O país norte-americano tem estimativa de safra recorde e, segundo dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA da sigla em inglês) até o dia 25 de maio a semeadura da soja atingiu 59% da área prevista de 32,56 milhões de hectares no país.

“Essa informação demonstra o bom avanço da semeadura deste ano, ultrapassando o percentual registrado na média das últimas cinco safras, de 56% no mesmo período”, comenta o Imea em seu boletim.

O bom desempenho da semeadura indica safra cheia, e com o “reforço” do El Niño, as estimativas podem ser revisadas para cima.

Estudo realizado por cientistas de vários países e divulgado em maio aponta que a previsão é de aumento de 3,5% da produtividade de soja no Brasil e nos Estados Unidos, por conta do aumento de chuvas nas principais regiões produtoras.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet