Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Economia

desaceleração

Vendas no ano crescem apenas 3% no comércio varejista

Foto: Reprodução/Internet

Vendas no ano crescem apenas 3% no comércio varejista
As vendas no comércio varejista em Mato Grosso cresceram apenas 3% no período de janeiro a agosto de 2014 ao se comparar com o período o ano passado. O baixo desempenho é creditado ao reflexo da desaceleração econômica verificada no país. Ao se analisar o volume de vendas no comércio varejista nos últimos 12 meses a alta é de apenas 3,9%. Em contrapartida o mês do Dia dos Pais neste ano apresentou decréscimo de 0,6%, frente o mês em 2013.


As informações são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e referem-se até o mês de agosto.

Leia também
MT pode viver crise da safra 2004/2005 em novo ciclo; Plantio está parado

Em recente entrevista ao Agro Olhar, o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, comentou que para o Dia das Crianças, em outubro, esperava-se as vendas não crescessem mais que 4% em relação a 2013. Na ocasião Peron ressaltou que era "devido o processo de desaceleração da economia que estamos vivenciando”, o que vem de encontro com os dados apresentados pelo IBGE, ou seja, a desaceleração já é verificada ao longo de 2014.

Em termos de receita nominal do comércio varejista Mato Grosso apresentou no ano um acréscimo de 9,5%, até agosto, ante o ano passado no mesmo período. Já nos 12 meses 10,3% e em agosto 7% de alta em relação ao mês em 2013.

Comércio varejista ampliado

No comércio varejista ampliado as vendas também não apresentam bons resultados. Neste segmento da pesquisa incluem-se as vendas de veículos e materiais para a construção. No comparativo de janeiro a agosto de 2014 com 2013 o aumento nas vendas do comércio varejista ampliado foi de apenas 0,6% e de 1,4% nos 12 meses. O mês de agosto teve retração de 2,7% ante o mês o ano passado.

De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores de Mato Grosso (Fenabrave-MT), somente em agosto foram emplacados 10.095 veículos novos, volume este 8,27% menor que os 11.005 de julho e 8,83% que os 11.073 de agosto o ano passado.

Brasil

No Brasil o volume de vendas apresentou crescimento de 2,9% em relação a 2013 e de 9,2% na receita nominal, enquanto no ampliado queda de 1,5%.

Ao avaliar agosto verifica-se em relação ao ano passado recuo de 1,1% no volume de vendas no comércio varejista e de 6,8% no comércio varejista ampliado, enquanto a receita nominal apresenta alta de 5,2%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet