Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Economia

em 2015

Ovo de Páscoa possui 38,53% de impostos na formação de seu preço

Foto: Reprodução/Internet

Ovo de Páscoa possui 38,53% de impostos na formação de seu preço
O Ovo de Páscoa possui 38,53% de impostos na formação de seu preço. Especialistas comentam que se a carga tributária não fosse elevada o consumo seria maior. Um Ovo de Páscoa número 15 varia de R$ 16,99 a R$ 38,10, dependendo do supermercado ou loja. O vinho possui 54,73% de tributos e o bacalhau 43,78% em seu preço.


O estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) considera os produtos e os serviços mais consumidos nesta época do ano.

Leia mais:
Empresários de Chapada dos Guimarães apresentam sugestões de melhorias para o turismo de Mato Grosso ao governo
Pecuária seguirá favorável no Brasil com retração de produção no exterior, diz especialista

Estudo feito pelo IBPT revela, ainda, que bombons possuem 37,61% de tributação em seus preços, enquanto um cartão de Páscoa 37,48%, o chocolate 38,60% e o coelho de pelúcia 29,92%. Já a colomba pascal 38,68%, os peixes 34,48%, o refrigerante em lata 46,47% e o refrigerante em garrafa 44,55% de impostos no preço.

Já aqueles que preferirem não cozinhar em casa no dia 5 de abril pagarão 32,31% de impostos na conta do restaurante.

Em nota o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike, pontua que se a carga tributária não fosse alta, como é verificado, o consumo poderia ser maior, pois os preços poderiam ser menores.

“O sistema tributário brasileiro, excessivamente concentrado no consumo, faz com que os brasileiros de menor renda acabem pagando, proporcionalmente, mais impostos do que aqueles que possuem uma renda maior”, frisa o presidente-executivo do IBPT, João Eloi Olenike.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet