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Quarta-feira, 17 de julho de 2024

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Agências de publicidade se profissionalizam em agronegócio com busca por mídia

Foto: Isabela Mercuri/Olhar Conceito

Agências de publicidade se profissionalizam em agronegócio com busca por mídia
O crescimento de eventos e feiras voltadas para o agronegócio tem levado as agências de publicidade, comunicação e eventos se profissionalizam no assunto antes tratado como “algo fora de suas realidades”. A especialização teve início com a própria busca do setor produtivo pela mídia, com o intuito de mostrar que Mato Grosso não é apenas um “case de sucesso”. Em dois anos a procura do setor produtivo pelas agências de mídia cresceram aproximadamente 90% no Estado.


Mato Grosso aos poucos tem se inserido no universo de grandes eventos voltados para o agronegócio. Entre tais exemplos podem ser citadas as feiras agropecuárias como a Expoagro (Cuiabá) e a Exposul (Rondonópolis), as feiras de negócios como a Parecis SuperAgro (Campo Novo dos Parecis), além de congressos, ciclos de palestras e bienais, como a Bienal dos Negócios da Agricultura Brasil Central.

Uma das agências a se profissionalizar em agronegócio é o Grupo ZF, composto pela ZF Comunicação, ZF Xperience e ZF Press.

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“O agronegócio de Mato Grosso quer deixar de ser case de sucesso e se tornar fonte para as mídias nacionais. A ZF Xperience enxergou que o setor é um bom negócio e que possui carência”, comenta Humberto Frederico, um dos responsáveis pela ZF Press, que cuida da parte jornalística e de assessoria do Grupo.

De acordo com Renata Tiveron, sócia-diretora da ZF Xperience, com a procura do agronegócio por mídias o Grupo ZF resolveu fazer uma junção dos melhores profissionais para proporcionar aquilo que o setor produtivo desejava que é “levar o agro para as mídias”. “Nisso, enxergamos que o produtor mato-grossense tem de comprar o seu próprio Estado, também. Temos feiras de negócios, mas os produtores ainda compram nas feiras de outros Estados, a exemplo a Agrishow de Ribeirão Preto (SP), onde 60% das vendas são para Mato Grosso”, comenta.

O investimento em profissionais ligados ao agronegócio no Grupo ZF pode ser visto na parte de assessoria/jornalismo com uma jornalista da área e até mesmo uma agrônoma que cuida da parte de eventos. “Em meio às festas, exposições e demais eventos que realizamos, a pedido do setor, percebemos o quão carente o agronegócio é na parte de comunicação e divulgação. Começamos com uma bienal e hoje estamos com feiras e a cada dia surgem mais demandas”, relata Aline Ribeiro, agrônoma e responsável pelo núcleo de agronegócio da ZF Xperience.

Leque de oportunidades

Segundo Roberto Oliveira, um dos responsáveis pelo atendimento publicitário da ZF Comunicação, esse envolvimento de evento, publicidade, imprensa e mídias sociais é novo no Grupo ZF. “Quando o empresário, principalmente do agronegócio, vem aqui ou vamos até ele vê um leque de oportunidades. Expositores e patrocinadores de eventos e feiras veem a área de mídia chegando ficam em choque, ao menos é isso o que percebemos, mas depois enxergam a necessidade de nos ter por perto”.

O leque de oportunidades é tamanho, conforme Soraia Ferreira, uma das responsáveis pela ZF Press, “que o cliente chega sem saber direito o que deseja”.

Mato Grosso na safra 2014/2015 deve atingir a marca de 48,212 milhões de toneladas, apenas 510 mil toneladas a mais que as 47,702 milhões de toneladas colhidas no ciclo passado, aponta a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Projeções do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estimam uma produção de 15 milhões de toneladas de milho 2ª safra e cerca de 28 milhões de toneladas de soja.
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