Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 28 de junho de 2024

Notícias | Agricultura

ALTA DO DÓLAR

Custo elevado leva safra de girassol cair 44,5% em Mato Grosso

Foto: Viviane Petroli / AgroOlhar

Custo elevado leva safra de girassol cair 44,5% em Mato Grosso
A dólar em alta foi um dos motivos para a redução de 44,5% da produção de girassol em Mato Grosso. O estado é responsável por 78% da produção nacional de girassol. Colheita tem duração de dois meses e ocorre em junho e julho. A saca de 60 quilos de girassol é encontrada em média a R$ 47.


Na safra 2014/2015 de girassol Mato Grosso semeou 73,8 mil hectares, 41,5% a menos que os 126,2 mil hectares do ciclo 2013/2014. Em termos de produtividade o recuo deverá ficar 5,2% menor. A produção cai de 203,3 mil toneladas para 112,8 mil toneladas.

Leia mais:
Com safra "definida" Mato Grosso é responsável por 24,1% da produção nacional
Safra de arroz teve rendimento de 60% de grãos inteiros em Mato Grosso

Os dados são do 10º Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) na última semana. O relatório revela que o aumento do custo de produção com a alta do dólar, retirando a competitividade do produto, está entre os motivos que levaram os produtores a optarem pela redução.

"Este fato, aliado à manutenção dos preços pelas indústrias, fez com que a grande maioria dos agricultores que plantavam girassol migrassem para o milho segunda safra, onde os custos são menores e a lucratividade acaba compensando, visto que são culturas equivalentes, ou seja, o produtor pode optar pelo cultivo de ambas", destaca a Conab.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet