Olhar Agro & Negócios

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Agricultura

97%

Colheita do algodão entra na reta final; vazio sanitário começa dia 1º

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Colheita do algodão entra na reta final; vazio sanitário começa dia 1º
A colheita do algodão em Mato Grosso chegou a 97,23% dos 564,1 mil hectares plantados no ciclo 2014/2015. Os produtores mato-grossenses possuem até o dia 30 de setembro para encerrar os trabalhos e eliminar os restos culturais da planta, visto o vazio sanitário da cultura iniciar em 1º de outubro. A expectativa é que o estado colha 871,3 mil toneladas de algodão em pluma.


Até o momento, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apenas as regiões Nordeste e Noroeste do estado encerraram a colheita do algodão. A região mais "atrasada" é a Sudeste com 96,55% de 235,2 mil hectares colhidos, enquanto a Centro-Sul pode encerrar nesta semana visto já ter atingido 98,85% de 49,5 mil hectares.

A produtividade média em Mato Grosso está em 275,59 arrobas por hectare.

Leia mais:
Indea prorroga até o dia 30 prazo para destruição de restos de algodão nas lavouras

O vazio sanitário da cultura do algodão deveria ter iniciado em 15 de setembro. Contudo, diante o atraso na colheita, em decorrência a problemas climáticos no início do plantio e da colheita, o Istituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT), prorrogou para o dia 30 de setembro o prazo para que os cotonicultores encerrassem os trabalhos, bem como destruir os restos culturais da planta.

A prorrogação do prazo para destruição dos restos culturais do algodoeiro em Mato Grosso consta na Portaria Indea-MT nº 059/2015 publicada no Diário Oficial do Estado, que circulou no dia 08 de setembro.

A prorrogação, segundo a Portaria, foi um pedido da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), diante o atraso na colheita causado pelo excesso de chuvas no início do plantio da 2ª safra da cultura.

De acordo com o Indea, o Vazio Sanitário para a cultura de algodão em Mato Grosso vigorará entre 01 de outubro e 30 de novembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet