Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Geral

Roraima também parado

Greve dos bancários em Mato Grosso segue após rejeição de 10% de reajuste salarial

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Greve dos bancários em Mato Grosso segue após rejeição de 10% de reajuste salarial
Os bancários em Mato Grosso rejeitaram a proposta de 10% de reajuste salarial apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e dos bancos públicos Caixa e Banco do Brasil. A paralisação, que entra em seu 22º dia nesta terça-feira, 27 de outubro, continua no estado.


Apenas os bancários de Mato Grosso e Roraima seguem de braços cruzados. Na noite de segunda-feira, 26, funcionários de bancos públicos e privados de 24 estados e do Distrito Federal aceitaram a proposta dos bancos e retomam aos trabalhos nesta terça-feira normalmente.

A categoria em Mato Grosso, de acordo com o Sindicato dos Bancários em Mato Grosso (Seeb-MT), avaliou como insuficiente a proposta apresenta.

Leia mais:
Vendas no comércio chegam a cair 90% com greve dos bancários em Cuiabá

"Entendemos que a proposta pode ser melhorada e que os banqueiros têm condições valorizar mais seus trabalhadores, já que a seus lucros em mais de 27% no primeiro semestre. A proposta feita pelos bancos cobre apenas a inflação de 2014, ou seja, apenas 0,12% acima da inflação de 9,88%, isso não significa ganho real. Além disso, não houve avanço nas questões como mais segurança, melhores condições de trabalho e nenhum compromisso de novas contratações", declara o presidente do Sindicato dos Bancários, José Guerra.

Nesta terça-feira uma nova Assembleia será realizada para avaliar os resultados dos outros estados. A Assembleia dos bancários está marcada para as 18h.

Dificuldades

Inúmeras dificuldades estão sendo encontradas pela população que precisa dos serviços bancários, como retirada de aposentadorias, transações, depósitos, acesso à gerentes e em alguns momentos chega-se a encontrar a agência bancária fechada.

No comércio, como o Agro Olhar comentou recentemente, alguns lojistas chegam a revela recuo de 90% nas vendas, principalmente aqueles que não trabalham com cartão de crédito e débito e sim apenas com dinheiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet