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Sexta-feira, 19 de julho de 2024

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CRESCE EM MATO GROSSO

Franquia é caminho rápido para abrir um negócio, afirmam especialistas

Foto: Reprodução

Franquia é caminho rápido para abrir um negócio, afirmam especialistas
Com investimento de aproximadamente R$ 3 mil é possível abrir uma franquia é possível abrir uma “agência de turismo” modalidade ‘Home-Office’. Em Mato Grosso, principalmente em Cuiabá, é crescente o volume de pessoas abrindo um negócio através de uma franquia. Em 2015 diversos negócios abriram na Capital mato-grossense, principalmente no segmento gastronômico, como é o caso da Pizza Hut e a Sherlock e Dog, especializada em cachorro-quente. Especialistas destacam que a modalidade de “franquias” é hoje um caminho rápido para abrir um negócio.


Em Cuiabá, por exemplo, as franquias voltadas para o setor alimentício lideram a abertura de novos negócios, principalmente em shoppings centers. As principais franquias no ramo de alimentos encontradas na cidade, no caso fast food, são o Subway, cujo valor de investimento varia de R$ 300 mil a R$ 540 mil, e McDonalds com investimento inicial a partir de R$ 1 milhão.

A abertura de franquias em Mato Grosso é crescente e o movimento não é percebido apenas no estado, segundo o analista e consultor do Sebrae-MT, Carlos Raimundo dos Santos. Ele comenta que as capitais brasileiras, onde estão localizadas as “empresas mãe”, procuram hoje proporcionalmente a abertura de novas franquias no “interior do Brasil”.

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“Essas empresas estão buscando os estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste e interiorizando, tanto em capitais como no interior. Antes a preferência eram grandes centros devido a maior densidade populacional. Hoje, vemos um nível de interiorização enorme, inclusive de grandes marcas ou marcas de elevados status, em especial de confecções femininas que estão abrindo unidades em cidades com mais de 30 mil habitantes”, comenta o analista e consultor do Sebrae-MT, Carlos Raimundo dos Santos.

O especialista do Sebrae-MT salienta que este é um processo irreversível, ou seja, “que não tem mais volta” esse de interiorização. “Mato Grosso está ganhando novos empreendedores. Eles estão buscando o modelo de franquias por já ser algo já testado em outros locais o que diminui o risco do negócio, ou seja, se está buscando um negócio que já deu certo em diversas cidades, em diversos ambientes. Essa é a lógica que tem sido utilizada”.

Modelo rápido

As franquias são um modelo rápido para a abertura de um negócio, entretanto é preciso que o empreendedor análise todas as possibilidades de rendimento antes. Conforme o Carlos dos Santos, os empreendedores tem buscado se acercar mais de informações para reduzir as possibilidade de “insucesso”.

“As franquias são um atalho, porque se você montar o próprio negócio do zero você terá de construir uma marca do zero. Você terá todo um investimento para poder construir um modelo de negócio que ninguém garante que terá sucesso”, explica o consultor do Sebrae-MT, frisando que a partir do momento em que se opta pelo modelo de franquia o empreendedor passa a buscar por algo que já teve sucesso.

Apesar de ser um modelo “rápido” é preciso cuidado com o “modismo”, como é o caso das paleterias que em 2014 foi à febre nacional, com picolés diferenciados (sabores e tamanhos) dos comercializados em lojas de conveniências. “Recomendamos as pessoas quando vão abrir uma franquia que busquem algo que traga um menor risco para ela, que já tenha no mercado há um bom tempo, que converse com outros franqueados daquele produto para saber como está a procura, além de visitar outras cidades e estados para poder reduzir a questão do risco, para ela poder saber lidar com isso, porque esse modismo entra e ele tem um ciclo de vida muito curto”, diz Carlos dos Santos.

Vantagens e desvantagens

A principal vantagem em abrir uma franquia é a padronização do empreendimento, o que auxilia a diminuir os riscos. Contudo, o empreendedor que opta por este modelo de negócio tem a desvantagem de não ter liberdade para tomar decisões.

“Para uma pessoa que é empreendedora, que é criativa, não há necessidade de se submeter a um modelo de negócios como as franquias. Ela pode assumir os riscos. Ela tem grandes chances sozinha. Riscos sempre vão existir, seja em franquia ou não. Há franquias que deram certo em um lugar e outro não”, declara o consultor do Sebrae-MT.
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