Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Economia

Embutidos no preço

Dia das Crianças é assombrado com até 72% de carga tributária em presentes

Foto: Reprodução/Internet/Ilustração

Dia das Crianças é assombrado com até 72% de carga tributária em presentes
A carga tributária embutida nos preços dos presentes tende a assombrar o Dia das Crianças em 2016. Itens como videogame e tênis importado são os com maior percentual de impostos na formação de seus preços com 72,18% e 58,59%, respectivamente. As informações são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).


Os pais e familiares deverão preparar o bolso nesse Dia das Crianças e pesquisar antes de escolher os presentes, aconselha o presidente do IBPT, João Eloi Olenike. Segundo ele, é preciso atentar-se para os preços, pois há muitas opções para a data, entretanto os itens favoritos da criançada são os que mais possuem tributos.

Leia mais:
Fenaban propõe 8% de reajuste e bancários afirmam que vão pensar

Outro ponto que merece atenção é quanto à qualidade com o menor preço, visto que os tributos incidirão da mesma maneira. “Contudo, é muito importante que os contribuintes tenham consciência de que pagam tributos em todos os produtos e serviços que consomem, para que possam cobrar de seus governantes a melhor aplicação desses valores em benefício da sociedade”, observa o presidente do IBPT.

Conforme estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, um simples binóculo conta com 51,71% de impostos na formação de seu preço e um par de patins 52,78%. Os livros são os presentes com menor incidência de impostos, sendo apenas 15,52% em seu preço.

Os eletrônicos, itens mais pedido pelas crianças, chegam a ter 72,18% de impostos, como é o caso dos videogames. Um tablet importado 47,59%, enquanto o nacional 39,12%. Um aparelho de televisão possui 44,94% de carga tributária e um telefone celular 42,69%.

Opções de presentes como roupas contam com 34,67% de impostos, tênis nacional 44% e tênis importado 58,59%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet