Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Logística

contorno em terra indígena

DNIT anuncia licitação para pavimentação da BR-158; obras vão começar em 2018

Foto: Rafael Manzutti/Sinfra MT

DNIT anuncia licitação para pavimentação da BR-158; obras vão começar em 2018
Uma audiência realizada na última quinta-feira (30) no distrito de Alô Brasil, localizado no município de Bom Jesus do Araguaia, terminou com o anúncio de pavimentação de dois lotes da BR-158, cuja licitação deve começar em abril. O informe foi feito pelo diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Valter Casemiro.

Leia mais:
Orçada em R$ 6,1 bi, obras da Ferrovia da Integração Centro-Oeste não têm previsão de início


As obras de retomada de pavimentação de 190 km da rodovia terão um contorno na região da terra indígena Marãiwatsédé. Em abril será publicado o primeiro lote, ou lote “A”, que compreende o trecho de 95 quilômetros entre o entroncamento do Luizinho e Alto Boa Vista.

Em maio será lançado o segundo lote, ou lote “B”, com um trecho de 95 quilômetros de Alto da Boa Vista até
Alô Brasil, passando por Serra Nova Dourada. A licitação deve ser feita em três meses e, no segundo semestre de 2017, todos os trâmites burocráticos devem ser vencidos com previsão do início da obra até 2018.

Segundo Governo, a Fundação Nacional do índio (Funai) vai autorizar em menos de 10 dias a liberação do traçado contornando a reserva indígena.  Após esse processo, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), apresentará o relatório de impacto ambiental favorável à obra, que será executado pelo DNIT.

A obra ficou paralisada por mais de seis anos, porque o traçado inicial da rodovia cortava uma reserva indígena. Os produtores rurais elaboraram o projeto que contorna a reserva, culminando com a liberação das obras.

“Nem sempre o caminho mais curto é uma reta, e neste caso eu concordo com o presidente da Funai que a melhor opção é fazer o contorno. Para mim é um momento histórico” destacou o secretário da Sinfra, Marcelo Duarte.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet