Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

O Estádio Presidente Dutra – É na dificuldade que surgem as oportunidades

O Estádio Eurico Gaspar Dutra, mais conhecido como Dutrinha, continua pouco utilizado enquanto as autoridades ignoram suas parcas necessidades alegando dificuldades financeiras.

Esta situação aparentemente sem solução de curto prazo,na verdade representa excelente oportunidade aos empresários aqui instalados ou mesmo àqueles de fora que tenham interesses na região, além, naturalmente, do próprio governo.

Tomadas as devidas precauções temos aqui uma daquelas situações onde fatores positivos passam despercebidos em um cenário desfavorável no qual poucos se dão conta devido à situação econômica do momento.

Vamos a alguns fatos:
1. Trata-se de uma histórica praça esportiva construída em 1952 e muito bem localizada no Centro-Sul de Cuiabá, tendo sido o principal campo de futebol de Mato Grosso desde aquela época até 1976, quando da inauguração do Estádio José Fragelli, o Verdão;

2. Tem vocação especial para abrigar os eventos do Rugby e Futebol Americano, duas novas modalidades de esporte por aqui com potencial extraordinário para utilizar suas instalações;

3. Recuperado, pode continuar a receber os jogos de futebol de campo das categorias menores tanto locais quanto regionais, no masculino e no feminino;

4. Devido sua localização e dimensões tem natural vocação para espaço cultural, esportes e shows ao ar livre;

5. Seu custo de manutenção é relativamente baixo comparado à Arena Pantanal;

6. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Cuiabá em 1990 através de proposta do então Vereador e atual Prefeito Emanuel Pinheiro (Lei Municipal nº 2.671de 25/05/1990);

7. Em 2015 foi fechado para reformas. Sua recuperação e merecida incorporação ao espaço público municipal pode ser oferecida à iniciativa privada para que, em parceria formal com o município, passe a ser administrado e explorado neste formato (resguardas as exigências legais e os direitos de acesso e utilização da população através de Lei específica).

Teríamos então uma Arena Municipal com possibilidades viáveis de gestão e exploração comercial voltada a eventos e atividades esportivas como aquelas que não devem ser levadas à Arena Pantanal devido aos elevados custos.

Esta sugestão visa mostrar alternativa de solução à Prefeitura de Cuiabá para que possa atender ao clamor de seus munícipes sem prejudicar o erário público.

Em outubro de 2015 uma comissão formada pelo Ministério Público juntamente com a Polícia Militar, a Prefeitura de Cuiabá e a Federação Mato-grossense de Futebol chegaram a conclusão que a recuperação do Dutrinha estava estimada em aproximadamente R$ 400 mil.

Se levarmos em conta o volume de investimentos feitos em propaganda e marketing por grupos empresariais, pelo próprio Município e pelo Governo Estadual fica clara a oportunidade a que me refiro no título deste texto.

Se for para apresentar uma imagem ao público da capital visando resultados econômicos, financeiros, políticos e sociais de longo prazo esta é uma boa, rara e viável oportunidade que se apresenta.


Marcelo Augusto Portocarrero é Engenheiro/civil pela UFMT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet