Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Opinião

Só por meio da política iremos mudar o mundo

Luana Soutos / Divulgação

 Que continuemos a nos omitir da política, é tudo o que os malfeitores da vida pública querem..." 
(BERTOLT BRECHET) 


A frase, apesar de antiga, demonstra muito bem o momento que vivemos. Já passou da hora de fazermos uma reflexão sobre o cenário político atual e tomarmos uma atitude para mudar.

O caminho mais fácil é culpar, apenas os outros, pelo que deu errado, nos  omitir do processo e viver reclamando. Todavia é necessária a inserção de pessoas comprometidas com o bem na vida pública, por meio da política, só assim, de fato, irá começar a devida transformação que tanto desejamos.

Em nosso dia a dia no mercado, no restaurante, no banco, nas feiras, na praça, na casa lotérica, encontramos pessoas revoltadas com a classe política, numa descrença total, principalmente com os maus políticos, que infelizmente estão predominando a vida pública. Mas não adianta se revoltar e não fazer nada. Precisamos incentivar paraque o cidadão de valores participe da política, pois, do contrario nunca vamos mudar o quadro atual.

Se pararmos para analisar, não tem como fugir do assunto. Todas as atividades da nossa vida passam pelo âmbito da política. Engana-se quem diz não precisar dela.

Os políticos têm o poder de influenciar a atuação dos órgãos do Estado brasileiro. Participam da elaboração das leis; da distribuição do dinheiro arrecadado com os impostos; da gestão das empresas do Estado; da fiscalização do funcionamento das repartições públicas que prestam serviço público à população (SUS, hospitais públicos, delegacias de polícia, dentre tantos outros).

Para garantir um serviço público de qualidade e para todos é necessária a participação de pessoas sérias e bem intencionadas. Só com muito trabalho e dedicação será possível mudar a nossa realidade. Em especial, no atendimento daqueles que mais precisam dos serviços públicos nas áreas de saúde, educação, infra-estrutura, segurança e moradia.

Como nem todos podem estar lá, envolvidos com as tomadas de decisões, existe outra forma de participação, também de suma importância, que é aescolha dos candidatos. Para dar seu voto de confiança pesquise bem, analise a vida pregressa dos candidatos; a plataforma política apresentada no registro de candidatura e defendida durante o pleito; observe a capacidade de articulação; a boa intenção e o compromisso desses candidatos com a população. Só depois faça sua escolha.

Este ano teremos eleições municipais, as mais importantes do país, pois é nos municípios que as pessoas vivem, trabalham, estudam e criam suas famílias, ou seja, sentem rapidamente se fizeram a escolha certa ou não, daí a importância de saber votar.

Parece ser fácil e lógica a receita para uma transformação. Só que devemos ser mais proativos, deixar de apenas reclamar e nos omitir. Precisamos ser o ator principal dessa façanha e contribuir para a construção do nosso futuro de mudanças.


* MÁRCIO CORRÊA GODOY é perito criminal oficial em Mato Grosso e responsável pelo site Uembê de Acorizal. www.uembe.com.br
marciocgodoy@hotmail.com
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet