Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Opinião

​Todos em defesa do IFMT

A rede federal de educação profissional teve início no ano de 1909, com a edição do Decreto n° 7.566, de autoria do presidente Nilo Peçanha.  Foram criadas 19 unidades de Escolas de Aprendizes Artífices, sendo uma delas em nossa capital, que com o passar do tempo ficou marcada na história mato-grossense como Escola Técnica Federal de Mato Grosso, depois CEFET-MT e hoje Campus Cuiabá- Octayde Jorge da Silva. Um dos 19 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT espalhados por todo o estado.

Em 2008, deu início uma grande transformação e expansão da rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com a criação dos institutos federais. Passamos de 140 unidades para atuais 644 em todo o país. Sempre tendo como premissa a oferta de educação pública, gratuita e de qualidade.

Atualmente, o IFMT conta com 19 unidades, distribuídas em 30 municípios do Estado de Mato Grosso, que ofertam educação profissional e tecnológica a mais de 23.400 estudantes distribuídos em 177 Cursos, sendo 12 de Pós-Graduação (Especialização e Mestrado), 119 Técnicos de Nível Médio e 46 Superiores (Bacharelados, Licenciaturas e de Tecnologias). Do início da expansão até hoje, o número de estudantes aumentou em 262,91%, o IFMT obteve nota 4 em uma escala de 0 a 5 na avaliação do MEC e na  avaliação do ENEM/2015, 9 das 10 melhores escolas públicas de Mato Grosso são do IFMT. Ou seja, sempre ofertando um serviço de qualidade à população de nosso Estado.

Ocorre que, infelizmente, no ano de 2017 o IFMT vem sofrendo sérios desmontes em sua estrutura por parte do governo federal. Por exemplo, para este ano o orçamento destinado a investimentos como aquisição de equipamentos, acervos bibliográficos e estrutura física, sofreu um corte de 50% em relação a 2016. Já para o custeio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, o corte foi na monta de 20% em relação ao ano passado. Por fim, recentemente houve um contingenciamento de 12,5% no orçamento, correspondendo à redução de mais 10 milhões de reais, inviabilizando e/ou prejudicando o pleno funcionamento das nossas unidades.

Diante de tal cenário, se faz necessário uma ação conjunta de autoridades e sociedade em defesa do IFMT. Não podemos deixar que a educação fique em segundo plano. Unamo-nos!

Abaixo, segue link de “Carta Aberta à Comunidade”, divulgada nesta semana pelo Colégio de Dirigentes do IFMT, colegiado formado pelo magnífico Reitor, pró-reitores e diretores gerais dos campi.

 
 
Marcus Taques é Pró-reitor de Extensão, membro do Conselho Superior e do Colégio de Dirigentes do IFMT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet