Olhar Direto

Sábado, 21 de outubro de 2017

Opinião

Cadê! Assistência Técnica neste Estado gigante?

Autor: Graci Ourives de Miranda

02 Ago 2017 - 13:41

Este artigo descreve as eficiências e necessidades do computador, que é um instrumento de trabalho imprescindível para a evolução produtiva do cidadão no século XXI. Na pesquisa demostramos a relevância do computador, e diversas dificuldades quando não nos deparamos com uma Assistência Técnica in loco. A autora colheu depoimentos de especialista da área, bem como de usuários, e, independente da idade ou profissão.
 Os depoentes são: Técnico da Tecnologia da Informação-TI, Carlos Eduardo de Oliveira, o discente da área - senhor André Luiz da Silva, e do publicitário, designer e músico em Cuiabá-MT, Carlos Henrique A. Gontijo, e Doutora Claudia Aparecida Martins, Diretora do Instituto de Computação, diz: ´´Vivemos numa era digital, tecnológica e consumista. Os produtos disponíveis no mercado e suas funcionalidades evoluem de forma muito rápida. Apesar disso, alguns setores relacionados com a tecnologia não progridem na mesma velocidade. Ainda temos carência de mão obra em áreas muito especializadas e de serviços de assistência técnica, principalmente fora de grandes centros. É imprescindível que o consumidor tenha acesso fácil aos serviços de assistência técnica, dentro e fora da garantia, que sigam normas de qualidade sobre os produtos vendidos. A qualidade do serviço e a satisfação do cliente, além de ser um direito, gera sua fidelização ao produto. No entanto, percebemos que temos que melhorar muito ainda nesse quesito, tanto na qualidade do serviço, quanto no fácil acesso à assistência técnica em regiões na qual a oferta desse serviço é escasso ou inexistente, além do uso consciente e responsável da tecnologia e seus produtos."

Desta forma cristalina os discursos comprovam a necessidade da Assistência Técnica no Estado, assim para melhor a vida profissional de todos. Nós independente de história de vida ou gênero, devemos nos mobilizar para que possamos adquirir igualdade em todos os quadrantes. Lamentavelmente, ainda somos restritos quanto ao bem-estar. O hino da Polícia Federal-PF traz a lume nossas forças internas para a luta pelo equilíbrio e serenidade. A letra do Dr. Eugênio Lapagesse, e música: Cap/PM Natanael V. de Aguiar, diz; ´´(...) Somos fortes, na linha avançada, sem da luta os embates temer (...). Defendendo os direitos humanos, pela ordem em eterna vigília (...)´´. Assim devemos viver, labutando pelo próximo, e valorizando o cidadão que não obteve acesso à informatização. Principalmente em se tratando de Assistência Técnica, computador, pois quando o objeto de trabalho é diagnosticado com dificuldades técnicas, sentimo-nos à deriva por longos dias. Ainda mais, e mais, se já venceu o prazo de garantia. Inicia-se então o ciclo das comunicações incessantes com o fabricante. Evidenciando que alguns empresários estão vinculados mais ao lucro excessivo, e depois do ato da compra, estes abandonam parcialmente o cidadão.  Isto é comprovado através desse caso: o envio de um computador para São Paulo, DY 17087381 6 BR, (postagem Agência Central, Correios de Cuiabá-MT, ECT, em 18/7/2017, precisamente às 13h48min:28). Em 28/07/2017 foi fornecido o orçamento da Assistência Técnica, que segundo o atendimento é em Sorocaba, após inúmeros contatos, em que eu relatava que necessitava urgentemente do produto para exercer meu trabalho como voluntária. Se a Assistência Técnica da Samsung, que é em Sorocaba, mantiver o prometido, serão aproximadamente mais de 22 dias de paciência, exaustão e deslocamentos para exercer a atividade de pesquisa em outros recintos. Evidenciando que, alguns empresários se estabelecem com: grana e fama, enquanto o consumidor sobrevive de expectativas e esperanças. Imaginamos que o cidadão deverá ser informado no ato da compra do produto que: não existe Assistência Técnica no Estado gigante. Muitos dias sem trabalhar com comodidade. A prioridade das prioridades, para o empresário foi o pagamento efetivado antes do conserto.
O Estado gigante, um dos maiores exportadores de grãos, para diversos países, desde século XVIII, ouro 1719, ipecacuanha, (até 2011), (MIRANDA, 2013), pecuária desde 1914, peles, borracha 1921.  O interior do Brasil é mantenedor de riquezas e imensa prosperidade. O Estado foi chamado por empresários de terra roxa, pela fertilidade do solo, ainda de diversificadas plantas de uso farmacológico. Em Mato Grosso, tínhamos maiores abundâncias que a natureza nos presenteou o mate e outros produtos naturais, sempre eram exportados. Cruelmente, mesmo com Três Biomas não é detentor de uma assistência técnica para computadores Samsung. O cidadão de Mato Grosso, não detém a confortabilidade de uma assistência técnica.

O ritmo acelerado de inovação tecnologia da comunicação nos faz dependentes de estar cotidianamente atualizado de novos instrumentos de trabalho, isto para ser inserido na linguagem da comunicação regional e no contexto de comunicação global. E a internet é na realidade o fazer parte do comportamento humano da sociedade, pois as posturas são regidas pelas práticas culturais inovadoras. Então justamente por este motivo que necessitamos de uma Assistência Técnica em cada localidade do Brasil.
Em se tratando da "Importância da assistência técnica autorizada" descreveu o Técnico da Tecnologia da Informação-TI, Carlos Eduardo de Oliveira, 28/7/2017, Procurando uma assistência técnica autorizada você pode poupar algumas dores de cabeça. Pessoas treinadas pela marca do seu produto conhecem o equipamento detalhadamente, garantindo qualidade no atendimento, respeitando os prazos de entrega e a vontade do cliente. Se você está precisando de um reparo ou de uma manutenção técnica em seu produto e a marca do mesmo não dispõe de nenhuma assistência técnica autorizada em sua cidade você deve enviar o seu produto ao fabricante para que o mesmo providencie tal serviço. O código de defesa do consumidor orienta que esse tipo de atendimento torna-se gratuito quando o produto estiver na garantia legal e somente quando de fato não haja assistência técnica na cidade do consumidor. Neste caso, você poderá dirigir-se até a loja onde foi adquirido o produto para solicitar o intermédio de tal atendimento. Vale reiterar que os custos com a remessa do produto até a assistência responsável por tal serviço ficam por conta do fornecedor, no caso de a garantia estar ativa. Ainda, no caso de garantia, é possível que cada contrato disponha de um tipo de orientação quanto ao envio do produto. Vale dar uma lida neste contrato antes de entrar em contato com o fabricante. ``
Conforme o discente André Luiz da Silva, 27/7/2017: “Sou acadêmico do 1º semestre de Sistemas de Informação e já vivenciei e vi terceiros com problemas resultantes da demora em resolver problemas técnicos pelo motivo da distância da assistência técnica, já que as autorizadas simplesmente recebem o produto defeituoso e encaminham para outro estado. Sendo que normalmente isso demora tanto que a garantia se esvai e eles devolvem dizendo que não está mais na garantia”.

O publicitário, designer e músico em Cuiabá-MT, Carlos Henrique A. Gontijo. 29/07/2017 pontuou: ‘A população mato-grossense precisa que as empresas atuem com mais atenção ao consumidor. É preciso que haja uma renovação principalmente no setor de assistência técnica. Nós vivemos em uma capital no centro-oeste do país, onde a grande Cuiabá concentra quase 900 mil habitantes e sofremos com pouca assistência técnica, por exemplo, para computadores, instrumentos, celulares e uma infinidade de eletrodomésticos... Poucas empresas demonstram interesse em realizar serviços completos e com atenção. Considero importante incentivar as empresas a padronizar os serviços e produtos, evoluindo desta maneira a relação entre o consumidor e o mercado no nosso estado que é tão jovem rico e próspero.´

*Graci Ourives de Miranda. Escritora/voluntária.
 
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