Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Opinião

Respeito aos profissionais e aos acadêmicos do HUJM

O Hospital Universitário Júlio Müller-HUJM, está localizado no Bairro Alvorada, R. Luis Philippe Pereira Leite, s/n - Alvorada, Cuiabá - MT, 78048-902, Coração de Cuiabá, Mato Grosso. Graças à Deus os médicos são preparados, e não permitem que haja nenhum tipo de desvio, nem pela esquerda nem pela direita em todos os idiomas.  Tal como diz “sim, sim, não é não”. “A saúde é direito de todos e dever do Estado (...)” Art.196. E, no capítulo II Dos Direitos Sociais no Artigo 6º “São Direitos sociais a educação. A saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, (...) a assistência aos desamparados. ” Constituição Federal, 1988.

O nome do Bairro já reflete ao bem-estar de todos: Alvorada. Isto como se fosse um lindo dia com ecossistema equilibrado, com sustentabilidade ambiental. Há de se notar que os pacientes que adentram no HUJM, iniciam-se às 6 horas da manhã até às 20 horas, isto porque, os municípios enviam muitos ônibus ou outros meios de transportes, para que os pacientes sejam atendidos no hospital.  E os profissionais sem se preocupar com suas horas de trabalho o fazem por amor, e com muito amor, e admirável dedicação.  A ética e profissionalismo, estão sempre em primeiro lugar. É a saúde de um ser humano que está diante dos nossos olhares. Habilmente e com profissionalismo, para salvar vidas jamais devemos controlar as migalhas do nosso tempo, para um ser carente de esperanças e imensas necessidades que foi abandonado pelo Estado ou algumas prefeituras. Em se tratando de profissionalismo pontua, O Doutor Francisco Souto “(...)compromisso em trazer o melhor de sua capacidade profissional pela saúde do paciente, com transparência para o paciente e sigilo sobre suas condições de saúde. ” Assim vivem do superintendente aos acadêmicos, técnicos e médicos do HUJM. Através da ética, do profissionalismo, do amor ao próximo e união transformaremos a sociedade.

No interior deste hospital nós poderemos encontrar renomados profissionais experientes, e que obtiveram títulos nas universidades mais renomadas de diversos países. Para isto basta visitar o lattes de cada um docente da área e suas longas experiências no trato do cidadão paciente do HUJM. Os gestores impõem moralidade. Isto é comprovado no trabalho científico de Graci Ourives Miranda (2016) em que o HUJM formou-se ‘79’ médicos em 2015. Enquanto os índices de evasão escolar de outros cursos foram lamentáveis. Mas, o HUJM manteve-se cumpridor do dever: Educar para salvar os jovens e transportá-los para os países de primeiro mundo.  Isto é altamente representa para um Brasil que tem grandes cidadãos que cumprem seus deveres. No HUJM não se permite “sou enviada do político X”, aqui a realidade é: Todos devem seguir o sim comandante da igualdade e fraternidade, tanto junto à sociedade da classe “A” a “E” e sempre utilizando a filosofia de vida: TODOS são iguais, independentes do histórico familiar ou poder da grana. Aqui no HUJM percebe-se que os servidores querem ser transformadores da sociedade, ou bússola exemplar, assim para que possamos viver mais esperançosos e próximos da igualdade.  Vigora no hospital universitário: ética, profissionalismo e   igualdade, isto é tudo que buscamos a cada dia. E que os gestores exigem dos servidores. Devemos amar tudo que fazemos. Então nós podemos ser agentes transformadores desde que invistamos no social, e é realmente isto que o HUJM o faz.
Haja vista que sou pesquisadora há mais de 46 anos e de diferente área, percebi que no interior do hospital somente discutem ciências e ciências. No recinto da biblioteca há um respeito tão imenso que temos vontade de dizer, a sociedade adquira e pratique ações com posturas nobres quantos discentes e profissionais que aqui frequentam. Em momento de greve todos os servidores estavam à postos até a biblioteca entendeu que em Mato Grosso, necessita amenizar os índices de alfabetização e disse: que bom que você esteve aqui. Sejamos céleres para questionar as necessidades do povo. Alguns políticos aprendam um pouco de ética e profissionalismo com o HUJM.

Referência;

MIRANDA, Graci Ourives. Sustentabilidade Ambiental, Acadêmicos Arregimentando a População para o Reflorestamento. Engineering and Science, v. 1, p. 91-104, 2016.

* Graci Ourives de Miranda Escritora/voluntária


 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet