Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Opinião

Dia 31 de outubro início do uma transformação do mundo

Estar no lugar certo e na hora certa, usamos essa frase para destacar que alguém teve êxito, onde outros não tiverem, contando com certa dose de "sorte". Assim podemos nos referir a Martin Luther ou Martinho Lutero, iniciador da Reforma da Igreja à 500 anos atrás. Ele estava no lugar certo e na hora certa.

Por que digo isso? Porque Lutero era um monge agostiniano, católico, devoto e sério nas sua vida de fé. Antes dele houve outros que foram condenados pelas mesmas coisas que ele defendeu.

Ele tornou-se professor na universidade de Wittenberg na Alemanha. E graças a ele hoje temos certos direitos que a 500 anos não havia ou até eram proibidos. Cito apenas alguns exemplos: ensino para todos, mulheres como professoras, Bíblia para todos, perdão gratuito através de Cristo.

Ensino para todos. Mesmo que em nosso pais muitos avanços ainda precisam ser dados nessa área da educação, na época de Lutero apenas algumas pessoas privilegiadas tinham acesso ao ensino. Isso foi considerado algo que todos deveriam ter acesso nas áreas influenciadas por Lutero. Assim surgiram escolas em todos os lugares para meninos e meninas. Mais tarde, os locais que não tinham essa influência, também aderiram a essa proposta. Os benefícios que as áreas onde o povo estava tendo acesso à educação estavam tendo progressos na economia e a profissão de professora para as mulheres, pois antes só havia homens no ensino.

A Bíblia para todos. Hoje é comum que quem quiser ter uma bíblia, seja de edição católica ou evangélica, possa comprar. Mas houve uma época em que ter acesso a Bíblia era proibido ao povo. Houve traduções para a língua do povo que foram confiscadas e queimadas. A partir de Lutero o povo passou a ter acesso, pois ele traduziu para a língua do seu país, assim mais adiante também seus opositores viram-se forçados a dar ao povo acesso a Bíblia.

E o principal ensino dele. O perdão gratuito. Na sua tarefa de ensinar e também aconselhar o povo Martinho se deparou com algo que ele não pode concordar: A venda de um documento que garantia perdão para os pecados. Havia pessoas da cidade que diziam que não precisavam de arrependimento, pois já tinham comprado um documento que lhes dava perdão, não importando o que fizessem. Esse documento era a indulgência e era vendido por clérigos. Tais "vendedores do perdão" diziam: "Assim que uma moeda tilinta no cofre, uma alma sai do purgatório".

Mas Lutero ensinava que o Ser Humano é incapaz de fazer a vontade de Deus, por isso perdão é pura e simples graça de Deus. O pecador, pela fé em Jesus Cristo como seu salvador ganha da parte de Deus pleno perdão de suas "dívidas" vindas de sua desobediência a vontade de Deus. Então unido com Cristo vai servir a Deus por pura gratidão ao perdão não merecido.

Hoje Lutero também protestaria, pois muitos estão vendendo a bênção de Deus que é dada de graça. É certo que Deus abençoa quem crê. Mas Ele também abençoa quem não crê, pois se não fosse assim o descrente não teria nem o que comer. Fazer de Deus um comerciante que não dá nada, se antes não receber algo é transformá-lo em um ídolo.


Osmar Diesel é pastor da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Rondonópolis
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet