Olhar Direto

Sábado, 15 de junho de 2024

Notícias | Cidades

após suspensão

UFMT divulga novo cronograma para disponibilizar vídeos do TAF e data para homologação do resultado final

Foto: Rogério Florentino - OD

UFMT divulga novo cronograma para disponibilizar vídeos do TAF e data para homologação do resultado final
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) divulgou nesta quarta-feira (8), novo cronograma para os editais do concurso da Segurança Pública, suspenso por conta de supostas irregularidades no Teste de Aptidão Física (TAF). Também foram publicados os editais retificados para a seleção de soldados, oficiais e oficiais da saúde da Polícia Militar. A consulta pode ser feita AQUI


Leia também:
Bustamante diz que se lei da AL e decisão forem mantidas, será ‘impossível’ homologar concurso em 2022

Consta no novo cronograma que a disponibilização para consulta individual dos vídeos do TAF ocorrerá em 29 de junho. Haverá também reabertura do prazo para interposição de recursos contra o resultado e realização de novo teste para os que tiveram recurso deferido. O resultado final e a homologação do concurso da Pasta devem acontecerem 30 de novembro deste ano.

De acordo com o edital, o TAF possui a finalidade de avaliar a condição física do candidato para suportar os exercícios a que será submetido durante o Curso de Formação Inicial Técnico Profissional e para desempenhar as atividades inerentes ao cargo.

O TAF é constituído dos seguintes exercícios: Flexão na Barra Fixa (masculino), Flexão Isométrica na Barra Fixa (feminino), Abdominal Remador (masculino e feminino), Teste de Meio Sugado (masculino e feminino), Corrida de 2.400 metros (masculino) e 2.000 metros (feminino).

Suspensão

O juiz Hiram Armênio Xavier Pereira, da Segunda Vara Federal em Mato Grosso, determinou a suspensão do concurso público de escrivão e investigador da Polícia Civil. A decisão é do dia 19 de maio, em ação proposta pela Defensoria Pública da União (DPU).

A Defensoria ajuizou ação em face do Estado de Mato Grosso e da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso, para que fosse determinado o fornecimento, em 48 horas, das filmagens e gravações do Teste de Aptidão Física (TAF) para os candidatos que assim desejarem.

Em sua decisão, o magistrado salientou que “diversos candidatos que se submeteram ao Teste de Aptidão Física – TAF no referido concurso desejam ter acesso à filmagem do exame, o que vem sendo negado pela Gerência de Exames e Concursos sob o fundamento que as gravações serão utilizadas por ela própria e que o edital não prevê tal disponibilização aos candidatos”.

Conforme o juiz, porém, a negativa da banca examinadora não encontra amparo legal, muito menos constitucional. “Dessa forma, não há espaço para segredos em informações públicas – porque um teste físico realizado diante de múltiplas pessoas, ainda mais se considerada a era da informação e ampla possibilidade de filmagem por qualquer smartphone. Muito mais idônea é a gravação da própria banca, que por isso mesmo deve atender ao princípio democrático do acesso à informação” Assim, Hiram Xavier determinou que os responsáveis forneçam aos candidatos do concurso público, no prazo de 48 horas, as filmagens e gravações do Teste de Aptidão Física por eles realizados. Magistrado determinou a suspensão do concurso enquanto as providências não forem tomadas.

O concurso 

O concurso público que vai reforçar o quadro de servidores da Polícia Militar (PM), da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), contabilizou 67.834 inscrições em seis polos distintos: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Cáceres. As provas objetivas serão realizadas no dia 20 de fevereiro.

Apesar de todas serem vagas para formação de cadastro de reserva, o Governo de Mato Grosso pretende nomear ainda neste ano 1.200 servidores aprovados.

Destaques:
 
  • 35.117 pessoas se candidataram para os cargos de escrivão e investigador da Polícia Civil (14.408 para o polo de Cuiabá)
  • 18.542 pessoas se candidataram para o cargo de soldado da PM, 3.090 para o cargo de oficial da instituição e 330 para o cargo de oficial do quadro de saúde da PM
  • 6.039 inscrições para os cargos de perito oficial criminal, perito médico legista e perito odonto legista, sendo 3.308 para o polo de Cuiabá
  • 4.034 inscrições para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros Militar e 682 para o cargo de oficial da instituição
  • Cuiabá (28.118), Barra do Garças (10.562), Sinop (8.200), Rondonópolis (8.046), Cáceres (7.339) e Várzea Grande (5.569) foram as cidades com maior número de inscritos nos sete editais
     
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet