Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

EXPLOSÃO DE CASOS DE SRAG

AL cobra explicações do Governo do Estado após morte de crianças por falta de leitos de UTI

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

AL cobra explicações do Governo do Estado após morte de crianças por falta de leitos de UTI
A Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado estadual Valdir Barranco (PT), que cobra informações do secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, sobre o falecimento de crianças no interior do Estado, pela suposta ausência de leitos de UTI pediátrica.


Leia mais:
Santa Casa de Cuiabá suspende atendimentos de ambulatório infantil após receber o dobro de pacientes

O requerimento, aprovado na sessão desta quarta-feira (29), cita dois casos registrados no município de Sinop: as mortes de Manoella Tecchio, de três anos, e de Ana Julia, de 2 anos, ambos os casos por suspeita de negligência.

As crianças, conforme informações preliminares, teriam dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade com quadro de Síndrome Respiratória.

Na tribuna do Legislativo, Barranco citou ainda um terceiro caso, de um bebê de apenas sete meses, que morreu no município de Confresa à espera de um leito de UTI. Ele deu entrada no Hospital Municipal com diagnóstico inicial de pneumonia.

No caso de Sinop, após a ampla repercussão da morte de Manoella Tecchio, o Governo do Estado anunciou a abertura, em até 30 dias, de 10 leitos de UTI pediátrica no Hospital Regional. Além dos leitos intensivos, foram ofertados mais 15 leitos pediátricos em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e cinco leitos de retaguarda infantil no hospital.

No requerimento, Barranco quer que o Estado apure se houve negligência médica pela conduta omissa ou pela falta de precaução do profissional na prestação de serviço à saúde que causou a morte. Além disso, questiona por que os atendimentos pediátricos ainda não foram iniciados na cidade. Por fim, pede que o Instituto de Gestão de Políticas Públicas (IGPP) possa apurar e esclarecer como se deu o atendimento e quais os protocolos adotados que envolveram a morte dessas crianças.

Explosão de casos

Mato Grosso vive um surto de casos de Síndrome Respiratória. Nesta terça-feira (28), dois hospitais de Cuiabá, entre eles a Santa Casa – sob gestão do Estado – tiveram que suspender os atendimentos ambulatoriais infantis em razão do aumento expressivo de pacientes que deram entrada com os sintomas.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet