Olhar Direto

Terça-feira, 02 de julho de 2024

Notícias | Cidades

sem condições

Servidores do Detran se reúnem novamente com governo em busca de solução para sucateamento do orgão

Foto: Ilustração

Servidores do Detran se reúnem novamente com governo em busca de solução para sucateamento do orgão
Servidores do Detran-MT se reúnem na tarde desta segunda-feira (1) com os secretários de Administração, Francisco Faiad e Chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf, para mais uma tentativa de resolver o impasse com relação à falta de condições de trabalho que eles alegam estar vivenciando no órgão. Em muitas agências além da falta de material básico de trabalho, os funcionários têm que tirar dinheiro do próprio bolso para comprar água mineral.


Comissionada do Detran tenta atropelar diretora do Sindicato durante paralisação dos servidores
Servidores do Detran prometem ir a Assembleia Legislativa pressionar deputados por derrubada de veto

O fato é que mesmo o Detran sendo um dos maiores órgãos de arrecadação do Estado o dinheiro não permanece nos cofres da instituição. Os servidores creditam maior parcela de culpa ao fato da verba da autarquia ser vinculado a Conta Única do governo.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran), Veneranda Acosta, a administração do órgão fica de mãos atadas frente aos problemas por terem de pedir autorização a Sefaz para qualquer aquisição.

“Não temos condições de trabalho, principalmente no interior. O maior problema é a Conta Única. Antes dela o Detran tinha autonomia para administrar . Já ficamos sem material de trabalho porque o presidente não pode fazer uma licitação para adquirir novos por a Sefaz não autorizou”, afirma.

Além das condições de trabalho os servidores pretendem discutir sobre o Plano de Cargo, Carreira e Salários da categoria, bem como do aumento de investimentos no órgão, que segundo eles está sucateado. A reunião na SAD acontece às 16 horas.

Manifestação na Assembleia

Os servidores do Detran decidiram fazer uma manifestação na Assembleia Legislativa para pressionar os parlamentares a derrubar o veto do governador Silval Barbosa (PMDB) ao projeto de lei que determina a manutenção de 50% da arrecadação de um órgão para investimentos e melhorias de suas próprias unidades.

Com a queda desse veto o Detran ficaria com metade de toda arrecadação feita por ele, cerca de um milhão de reais por dia, e resolveria assim o problema de falta de recursos para investir em condições de trabalho e infraestrutura, uma das pautas prioritárias do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran).

Os servidores vão se reunir às 13h de terça-feira (2) no auditório do órgão para depois sair de lá em uma marcha até a Assembleia Legislativa, que começa às 18h. Todo expediente do Detran, inclusive o atendimento ao público, será suspenso. A decisão foi tomada em uma assembleia geral da categoria realizada logo após a reunião com representantes do governo na semana passada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet