Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Transmissor

Infestação do mosquito da dengue põe Cuiabá em alerta por conta de febre chikungunya

05 Nov 2014 - 09:06

Da Redação - Wesley Santiago/Patrícia Neves

Foto: Reprodução

Infestação do mosquito da dengue põe Cuiabá em alerta por conta de febre chikungunya
A dengue não é a única preocupação do Ministério da Saúde com uma possível infestação do mosquito Aedes aegypti. Isso porque o mosquito também é transmissor da febre chikungunya que tem os sintomas muitos parecidos com a primeira. Cuiabá está na lista das dez capitais em alerta por conta de risco de infestação.


Veja mais:
Cuiabá integra lista de dez capitais em 'alerta' pelo risco de epidemia de dengue
 
Os casos de dengue registrados até outubro deste ano caíram 61%, quando comparados ao mesmo período de 2013. Eles passaram de 1.427.753 para 556.317. Em Mato Grosso, são 10.505 casos notificados, no período de janeiro a outubro de 2014 – conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). Foram registrados ainda seis óbitos. No ano passado, nesse mesmo período, foram 43.729 casos notificados no Estado.
 
Além de Cuiabá, Belém (PA), Porto Velho (RO), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), São Luís (MA), Aracaju (SE), Vitória (ES) e Porto Alegre (RS) são as capitais com maior risco de infestação do mosquito.
 
A febre chikungunya e a dengue tem sintomas parecidos. A chikungunya também dá febre alta, mal estar, dor de cabeça e manchas na pele. A diferença é que a dor nas articulações dos pés e das mãos é bem mais forte, principalmente nos pulsos e tornozelos. Até o momento não há registro de casos confirmados no Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet