Olhar Direto

Quarta-feira, 03 de julho de 2024

Notícias | Cidades

Educação e prevenção

Com aumento na fiscalização e implantação de 200 faixas de pedestres, campanha 'Maio Amarelo' é lançada

Foto: Olhar Direto

Fiscalização eletrônica na Avenida Getúlio Vargas.

Fiscalização eletrônica na Avenida Getúlio Vargas.

Com a implantação de 200 faixas de pedestre pela cidade e ações para conscientização no trânsito, o movimento mundial “Maio Amarelo – Atenção pela vida” foi lançado nesta terça-feira (3), em Cuiabá.   Além de reduzir infrações e acidentes ao longo do mês, a proposta é promover um ambiente de tráfego menos violento e mais respeitoso, uma vez que, no país, os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de entrada no sistema público de saúde.


Leia mais:
Colisão envolvendo S10 e Gol deixa três mortos em rodovia estadual


Durante o período também serão realizadas blitz educativas e a fiscalização em pontos sensíveis, como a rodovia MT 251, que liga a Capital a Chapada dos Guimarães, será intensificada. O secretário de mobilidade urbana, Thiago França, explicou que o período faz referência data na qual foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) a Década de Ação pela Segurança no Trânsito, que começou em 2011 e vai até 2015.

A simbologia também se estende a cor da campanha, o amarelo, que iluminará monumentos, órgãos públicos, igrejas e estabelecimentos comerciais, como shoppings. “O amarelo foi escolhido porque é a cor da atenção e tem tudo a ver o proposta ‘Atenção pela Vida’. Durante a ação, que conta que a participação da Polícia Militar, Civil, Federal, contaremos com a ajuda da iniciativa privada, como a concessionária Rota do Oeste e shopping Goiabeiras”, disse França.

Na opinião da tenente coronel  Grasielle Paes, não falta instrução aos motoristas, uma vez que no Brasil todos passam por curso preparatório antes que estejam habilitados a dirigir. “Não se pode dizer que falta educação e responsabilizar apenas o poder público, o condutor conhece as infrações e opta por cometê-las. Quando a fiscalização falha, a sociedade inteira falha, por isso não adianta cobrar apenas dos agentes e do município, sem adotar uma mudança de postura nas vias.”

Para ela, estes comportamentos estão culturalmente ligados aos condutores, por isso o foco no trabalho com crianças e jovens. “Nós podemos ter tudo, vias perfeitas, sinalização e radares, mas se uma pessoa não quiser atravessar na faixa, ela não vai atravessar. Muitas vezes as pessoas obedecem as leis de trânsito pensando em evitar punições, não para evitar tragédias. Por esse motivo estamos começando desde cedo, com crianças que futuramente poderão mudar essa mentalidade.”

Além disso, integram o projeto ações como a Amor de Mãe, com distribuição de balões amarelos no dias das mães, o lançamento do Painel de Mobilidade Segura, com dados relativos à multas e acidentes, e um culto ecumênico em memória das vítimas de acidentes de trânsito. Blitz educativas com agentes mirins de trânsito uma vez por semana também serão realizadas. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet