Olhar Direto

Sábado, 29 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Confira imagens

Defesa Civil avalia estragos e registra 124 mm de chuva; 82% do temporal caiu em uma hora (vídeos)

Foto: Reprodução

Defesa Civil avalia estragos e registra 124 mm de chuva; 82% do temporal caiu em uma hora  (vídeos)
A Defesa Civil de Cuiabá registrou 124mm de chuva que caiu na capital mato-grossense desde o fim da tarde da última quarta-feira (26). Segundo o órgão municipal, 82% do temporal desabou em aproximadamente uma hora. O córrego do Gambá, no bairro São Matheus, alagou e a água invadiu 40 casas. Já no bairro Santa Helena, uma enxurrada atravessou uma residência.


Leia mais:
Chuva arrasta veículo com crianças, derruba árvores e para mais de 30 ônibus em Cuiabá; fotos e vídeos
 
“Temos um pluviômetro (instrumento que mede a quantidade de chuva) instalado no topo do prédio da prefeitura. Ele marcou 124mm de chuva nas últimas 24 horas. Também tenho um para medir em casa, do início do temporal até por volta das 20 horas, tivemos 102mm (82% do total)”, disse ao Olhar Direto o coordenador da Defesa Civil de Cuiabá, José Pedro Zanetti.
 
Ainda conforme o coordenador, “foi uma chuva de grande intensidade. A maior parte veio rápido, em questão de uma hora, uma hora e meia e por isso causou o problema. Não houve tantos chamados, foram alguns pontos de alagamento. A precipitação foi muito rápido e a drenagem não deu conta”.


 
O córrego do Gambá, no bairro São Matheus, foi o único que transbordou em Cuiabá, segundo a Defesa Civil. Por conta disto, 40 casas foram invadidas pela água. Segundo Zanetti, a situação no local é complicada: “É um ponto crítico. Quando o rio Cuiabá sobe, costuma afogar os córregos. O do Gambá está no fundo de uma bacia. Em um ponto baixo, a toda a água da Carmindo de Campos, Beira Rio e do Dom Aquino escoam para lá e tem dificuldade para sair”.
 
No bairro Santa Helena, também houve uma ocorrência de maior gravidade. Uma drenagem arrebentou e, como o bairro é mais inclinado, uma enxurrada atravessou uma residência e destruiu cômodos e diversos móveis da dona. Não houve registro de feridos na capital mato-grossense.
 
A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiro informou que todas as cinco viaturas da capital mato-grossense foram utilizadas na tarde-noite de ontem (26). Cerca de 25 militares trabalharam durante praticamente toda a noite. Diversas viaturas ficaram presas no congestionamento enquanto seguiam para as ocorrências.
 
As temperaturas em Cuiabá devem ficar mais amenas nesta quinta-feira, 27, após o forte temporal no começo da noite anterior. A mínima na capital mato-grossense deve ficar na casa dos 21ºC. A previsão para o estado é de dia nublado com pancadas de chuva, exceto na região leste, onde o sol deverá predominar com poucas nuvens.
 
Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), ligado ao Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), há 90% de probabilidade de chuva em Cuiabá nesta quinta-feira. Já em Rondonópolis, onde a máxima deverá ficar em 29ºC, as chances de pancadas de chuva são de 80%. Assim como em Tangará da Serra, que hoje é castigada pela seca.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet