Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Notícias | Cidades

'em defesa da vida'

Igreja Católica lança campanha da Fraternidade e Mato Grosso é único com três biomas

Foto: Mayke Toscano / GCOM MT

Igreja Católica lança campanha da Fraternidade e Mato Grosso é único com três biomas
Único Estado no Brasil a possuir Pantanal, cerrado e Amazônia Legal, Mato Grosso terá um foco especial durante a Campanha da Fraternidade de 2017, com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e a defesa da vida”, idealizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A abertura oficial acontece na noite desta Quarta-feira-de-Cinzas, 1  de março, a partir das 19 horas, na Catedral Basílica do Nosso Senhor Bom Jesus de Cuiabá, com missa celebrada pelo arcebispo da Capital, dom Milton dos Santos.

 
“De todos os estados brasileiros, somente em Mato Grosso temos três biomas: a Amazônia Legal, o cerrado e o Pantanal. Portanto, temos condições de promover um despertar de consciência, fundamental para a nossa sociedade”, argumentou Dom Milton, após encerrar o 31º Vinde e Vede, ao lado do governador José Pedro Taques (PSDB), na noite desta terça-feira (28), no Memorial João Saulo II Sesi Papa.   

Leia Também:
Fé e emoção comoveram multidão durante abertura do 31º Vinde e Vede em Cuiabá
 
Na Missa das Cinzas e da Campanha da Fraternidade, nesta quarta-feira, Dom Milton terá o auxilio dos padres Desudéth de Souza e Paulo Ricardo de Azevedo Júnior. A campanha 2017, que tem como lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), alerta para o cuidado da Casa Comum, de modo especial dos biomas brasileiros.
 
Dom Milton observa que a proposta é dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho de Jesus Cristo.
 
Nesse contexto, como Mato Grosso é campeão no agronegócio, o arcebispo de Cuiabá considera essencial debater a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior.
 
“Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem, sejamos conduzidos à vida nova”, afirmou ele. Ainda de acordo com o bispo, a CF deseja, antes de tudo, levar à admiração, para que todo o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada. “Tocados pela magnanimidade e bondade dos biomas, seremos conduzidos à conversão, isto é, cultivar e a guardar”, justificou Dom Milton.
 
No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na Quarta-de-Cinzas, quando tem início a Quaresma, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet