Olhar Direto

Domingo, 11 de agosto de 2024

Notícias | Cidades

Mais um caso

Exame confirma morte de mulher de 36 anos por Influenza em MT

Foto: Prefeitura de Tangará da Serra

Exame confirma morte de mulher de 36 anos por Influenza em MT
A Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra (244 quilômetros de Cuiabá) confirmou na última segunda-feira (23), que a paciente de 36 anos que morreu no dia 8 de abril, após ficar internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), foi vítima do vírus da influenza. A constatação se deu após um exame feito em Cuiabá.


Leia mais:
Morre paciente com suspeita de H1N1 e outro é colocado em isolamento no Pronto-Socorro
  
A paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Tangará da Serra no dia 07 de abril deste ano. A reclamação era de fortes dores no peito e tosse. O quadro clínico dela piorou rapidamente, o que fez com que ela fosse encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular, onde morreu, na madrugada do dia seguinte.
 
“Nós tivemos a confirmação da Influenza B, esse é o primeiro caso de certeza na cidade. Existem outras suspeitas que ainda precisam ser confirmadas através dos exames”, explicou o secretário de Saúde da cidade, Itamar Martins Bonfim, ao Olhar Direto.
 
No último sábado (20), uma paciente de 60 anos, que estava internada com suspeita de Influenza (H1N1), morreu no Pronto-Socorro de Várzea Grande (PSMVG). Outro paciente, com a suspeita da mesma doença, que veio do interior do Estado, ainda está em isolamento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
 
A paciente que morreu havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ipase, em Várzea Grande, na última terça-feira (17), com quadro de pneumonia severa. O local teve que ser interditado e o paciente transferido para uma UTI do PSM.
 
As pessoas que tiveram contato com o paciente foram contatadas para que fizessem cadastramento e passassem por acompanhamento e o local passou por um processo de desinfecção. Exames foram feitos, mas os resultados devem sair em até 30 dias.
 
Vacinação
 
A campanha de vacinação contra gripe começou no dia 23 de abril e segue até o dia 1º de junho, nos postos de saúde de Mato Grosso. Neste ano, o Ministério da Saúde pretende imunizar pouco mais de 773 mil pessoas no Estado, distribuindo 850 mil doses da vacina.  A mobilização nacional deve acontecer no dia 12 de maio. Vale lembrar que a vacina também proteje contra os vírus A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

O Ministério da Saúde alerta para que as pessoas se vacinem dentro do prazo da campanha para evitar gripe e seus possíveis agravamentos. É preciso que todos estejam devidamente protegidos antes do inverno chegar, já que a vacina precisa de 15 dias para garantir a proteção.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet