Olhar Direto

Domingo, 23 de junho de 2024

Notícias | Cidades

Ação preventiva

Águas Cuiabá realiza manutenção preventiva para garantir eficiência das unidades de saneamento

Foto: Keydson Barcelos

Águas Cuiabá realiza manutenção preventiva para garantir eficiência das unidades de saneamento
A Águas Cuiabá realiza no próximo dia 4, das 8h às 10h, uma ação de manutenção preventiva na captação de água do Sistema de Abastecimento Ribeirão do Lipa, com o objetivo de preservar as estruturas dos sistemas de água e esgoto, garantindo ampla performance de equipamentos e tecnologias, para que a água chegue nas unidades consumidoras e depois retorne para as estações de tratamento de esgoto.


Leia mais
Águas Cuiabá interrompe abastecimento na região do Centro e CPA para reparos; veja lista de bairros
 
A eficiência do saneamento básico está diretamente ligada à adoção de práticas que preservem as estruturas dos sistemas de água e esgoto, garantindo ampla performance de equipamentos e tecnologias. Neste sentido, manutenções preventivas são importantes para que a qualidade na prestação dos serviços seja mantida.
 
A realização das medidas preventivas, por vezes, requer que sejam realizadas paradas programadas, temporárias, de determinadas unidades, a exemplo do trabalho que será feito nos próximos dias em uma das captações de água bruta de Cuiabá.
 
Localizada no Rio Cuiabá, a captação Lipa é responsável por abastecer a estação de tratamento de água que leva o mesmo nome, além da ETA Central, situada na rua Presidente Marques. “Chamamos esse tipo de medida operacional de Parada Programada. Quando uma situação assim vai ocorrer, nós avisamos a comunidade, para que todos possam estar preparados, fazendo a reservação prévia nas caixas d’água, e cientes de que o abastecimento, eventualmente, pode ser impactado”, explica o gerente operacional da Águas Cuiabá, Paulo Mário Cardoso.
 
As manutenções podem requerer medidas que influenciem o funcionamento das unidades de saneamento básico. A ação da próxima segunda-feira, por exemplo, só será possível mediante o desligamento, por duas horas, da unidade de captação Lipa. O reflexo se dará na operação das ETAs Lipa e Central que, durante esse período, vão parar de receber água. “Enquanto a captação estiver passando por procedimentos de manutenção, as ETAs vão distribuir a água que já estará armazenada em seus respectivos reservatórios, possibilitando a continuidade do abastecimento”, complementa Cardoso.
 
Responsáveis pelo abastecimento de 51% da capital, a redução da produção nas duas ETAs pode impactar o volume de distribuição de água. O retorno à normalidade no abastecimento está previsto para ocorrer dentro de 24 horas após encerrada a manutenção. “Para que a água chegue às unidades consumidoras, ela precisa receber um impulso, que chamamos de pressurização. Mas é importante que essa etapa seja feita com muito cuidado, porque o excesso de pressão na rede de água pode provocar rompimento nas tubulações – e é fundamental evitar que isso ocorra. Por esse motivo, a retomada no abastecimento pode levar algumas horas. A compreensão de todos, então, é muito importante”, observa o diretor-geral da Águas Cuiabá, Luiz Fernando Fabbriani, ressaltando que o cliente tem um canal aberto de comunicação com a concessionária por meio do 0800 646 6115.    
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet