Olhar Direto

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Cultura

'Tchupa' essa manga

Símbolo da 'cuiabania', mangueiras embelezam rumo a uma nova safra



Se manga madura no quintal é bem Mato Grosso, a época de a árvore florescer é também. Quem anda por Cuiabá já sente o cheiro e vê as árvores carregadas de flores para a temporada, que ao que tudo indica, será mais frutífera que a anterior. Meio do ano é a época do florejar. Os frutos começam a amadurecer só no final do ano.

Além de inspirar a culinária local, a manga habita o imaginário popular do cuiabano e é um importante elemento na construção da identidade local. Sempre presente nas representações artísticas regionais, o fruto transcende as barreiras gustativas e carrega uma importante carga simbólica para a população.



Apesar de belas, as flores, para alguns, são motivos de incômodo. A chamada febre do feno é uma reação alérgica provocada pelo pólen de algumas plantas – inclusive da mangueira. Apesar do nome, o achaque não causa febre, apenas espirro, tosses e comichão no nariz, boca e garganta.

De acordo com a enciclopédia colaborativa Winkpédia, a manga tem origem no sudeste da Índia, onde foram encontrados registros fósseis da planta com cerca de 25 a 30 milhões de anos. Hoje espalhada pelo mundo, a mangueira é largamente cultivada em regiões de clima tropical e subtropical. Estima-se que a manga é a fruta fresca mais consumida em todo o mundo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet