Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de julho de 2024

Notícias | Cidades

sem atividade

Sem gás, termelétrica de Cuiabá não funciona no apagão

11 Nov 2009 - 16:09

De Brasília - Marcos Coutinho / Da Redação - Alline Marques

Enquanto 12 estados brasileiros, dentre os quais Mato Grosso, dormiam no berço esplêndido da escuridão na noite de terça-feira (10), as termelétricas pouco puderam fazer para suprimir a falta de energia por conta da queda de três linhas de energia da hidrelétrica de Itaipu.


Um exemplo clássico da inoperância governamental ocorria em Mato Grosso, onde a termelétrica Mário Covas, sem nenhum metro cúbico de gás, não pôde entrar como fornecedora do sistema nacional.

Construída com investimento milionário da Enron, a gigante norte-americana que quebrou em 2005, a termelétrica foi inaugurada durante o governo Dante de Oliveira no ano de 2002 com a capacidade de produzir 480 MW de energia a gás e vapor. Porém parou de funcionar em setembro de 2007 devido a problemas operacionais no Gasoduto Bolívia-Brasil.

A Usina Mário Covas foi feita para atender praticamente o consumo total de energia do estado e poderia ter evitado o blecaute em Mato Grosso, mas sem o gás boliviano não gera hoje o megawatt sequer.

Fábio Garcia, diretor-presidente da usina, explica que caso a Mário Covas estivesse funcionando normalmente, não apenas este, mas outros apagões ocorridos no estado poderiam ser resolvidos ou suavizados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet