Olhar Direto

Sábado, 15 de junho de 2024

Notícias | Política MT

desvio

Empresa envolvida no escândalo dos maquinários apresenta ônibus BRT (Atualizada)

Foto: Ilustração

Empresa envolvida no escândalo dos maquinários apresenta ônibus BRT (Atualizada)
A empresa Auto Sueco, envolvida no escândalo de superfaturamento dos maquinários, tenta agora emplacar o modelo de ônibus da Volvo apropriado para o Bus Rapid Transit (BRT), modal escolhido e defendido veementemente pela Agência Executora de Projetos da Copa (Agecopa). A intenção é ofertar o produto para as empresas que ganharem a concessão das linhas de ônibus do BRT, que deverão ser licitadas pelo Estado.


A Auto Sueco, concessionária da Volvo em Mato Grosso, foi apontada pela Delegacia Fazendária como uma das oito empresas envolvidas no esquema liderado pelo ex-secretário de Infraestrutura Vilceu Marchetti e que resultou no superfaturamento de R$ 44 milhões na aquisição de 705 maquinários pelo governo do Estado para o Programa Mato Grosso 100% Equipado. Detalhe: o governo é réu confesso neste escândalo que é um dos maiores da história do Estado.

Ao final do inquérito realizado pela Delegacia Fazendária, concluído em novembro do ano passado, a polícia pediu que as empresas envolvidas ficassem proibidas de celebrar contratos com o Estado. Atualmente, o processo tramita no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

De acordo com a investigação da Polícia Civil, donos da concessionária teriam participado de uma ‘conspiração’ para fraudar a licitação dos maquinários. Ainda segundo o inquérito, a Auto Sueco teria recebido R$ 22 milhões do governo e não restituiu o Estado.

Em depoimento, o empresário Pérsio Briante informou que os empresários haviam acertado em elevar os valores dos maquinários em 30% para que o governo pudesse efetuar o pagamento de propina aos servidores envolvidos no esquema. Para isso, houve uma reunião com os proprietários das empresas para acertar como funcionária o acordo com o Estado.

Apostando na implantação do BRT, a Auto Sueco já confirmou para quarta-feira (30) a apresentação do ônibus para empresários e sociedade. O evento será marcado por um café da manhã, às 9h, no Hotel Holiday, na Avenida Miguel Sutil.

Em tese, o governador Silval Barbosa (PMDB) ainda aguarda o relatório de viabilidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), mas a Agecopa ainda insiste em alegar que as tarifas do sistema de trilhos seria inviável e mantém a defesa pelo BRT.

A equipe de reportagem do Olhar Direto entrou em contato com a empresa na sexta-feira (25) para ter mais informações sobre o ônibus e falar com a assessoria jurídica e/ou de imprensa, mas não obteve êxito.Também foi questionado quem seria o advogado da empresa, mas o nome não foi dado. O site também tentou obter informações sobre o lançamento e sobre o BRT, mas a informação é de esses dados só seriam possíveis no local do evento.

O coordenador de Comunicação da Agecopa, Eduardo Ricci, negou que o presidente da Agecopa, Yenes Magalhães, tenha confirmado a licitação do BRT para próxima semana, conforme foi divulgado pela assessoria da Câmara Municipal de Cuiabá. Segundo ele, o diretor ainda aguarda os estudos de viabilidade do VLT, conforme compromisso assumido pelo governador Silval Barbosa (PMDB).

"O presidente da Agecopa, Yenes Magalhães NÃO disse na Câmara que a licitação do BRT seria lançada nos próximos dias. A fita com a transcrição da sessão, gravada pela produtora que presta serviços à Câmara de Cuiabá, está a disposição caso haja alguma dúvida. Nenhum jornalista que cobriu a sessão divulgou esta informação, veiculada de forma equivocada pelo site da Câmara. O jornalista que assinou a matéria foi questionado pela Assessoria de Comunicação da Agecopa, admitiu o erro e se comprometeu a corrigí-lo, mas lamentavelmente não o fez. De qualquer forma, seria impossível lançar a licitação antes da conclusão dos levantamentos sobre as desapropriações ou do aval da financiadora, a CEF, que está analisando os projetos dos corredores BRT. Além disso, a Agecopa aguarda a conclusão do estudo de viabilidade do VLT, conforme compromisso assumido pelo governador na reunião com os empresários interessados e o presidente da Assebléia, deputado José Riva."

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet