Olhar Direto

Sábado, 15 de junho de 2024

Notícias | Política MT

defesa

Yênes refuta ameaça contra empresários do modal VLT

O diretor-presidente da Agência Executora dos Projetos da Copa (Agecopa), Yenes Magalhães, desmentiu as denúncias de ameaças e revelou uma carta enviada pelos empresários da Via Ponte, responsáveis por realizar o estudo de viabilidade do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), na qual concluem a consistência do Bus Rapid Transit (BRT) para Cuiabá.


A carta enviada ao presidente da entidade é datada de 23 de março de 2011, 20 dias após a vista na capital mato-grossense. Yenês informou já ter procurado a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Auditoria Geral do Estado (AGE) para saber quais medidas legais poderão ser tomadas sobre o assunto.

Magalhães ressaltou ainda a participação de membros do Ministério Público do Estado (MPE) na reunião realizada com os engenheiros da empresa de São Paulo, trazidos pelo próprio deputado José Riva (PP). O parlamentar denunciou, em entrevista coletiva na terça-feira (5), que os empresários teriam sido ameaçados e, além disso, teriam sido pressionados pela Agecopa, causando insegurança.

“Quando os portugueses vieram em Cuiabá e se propuseram a realizar os estudos de viabilidade do VLT a reunião teve a participação da procuradora Silvana (Vianna) e do promotor Clóvis (Almeida) e foi entregue a eles todos os estudos realizados pela Agecopa”, afirmou em entrevista coletiva nesta quarta-feira (6).

Yenês explicou que a escolha pelo sistema BRT foi feita ainda em 2008, quando Cuiabá foi escolhida cidade-sede da Copa do Mundo de 2014, antes mesmo da existência da Agecopa. Segundo ele, a definição ocorreu em conjunto com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (Ager).

O presidente destacou ainda que a definição sobre o modal de transporte será feita pelo governador Silval Barbosa (PMDB). A escolha só deverá ser feita quando o peemedebista retornar dos Estados Unidos. Enquanto isso, o projeto básico do BRT foi encaminhado para Caixa Econômica Federal (CEF) e o estado aguarda liberação.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet