Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

LUZ NO FIM DO TÚNEL

Secretária crê em condições de firmar acordo com Sintep e pôr fim à greve dos professores

Foto: Secom-VG

Zilda Leite de Campos, secretária de Educação de Várzea Grande, crê em acordo e fim da greve

Zilda Leite de Campos, secretária de Educação de Várzea Grande, crê em acordo e fim da greve

O fechamento de um acordo da Prefeitura de Várzea Grande com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público do Estado (Sintep), durante a reunião  marcada para a tarde desta sexta-feira (14), na Central de Conciliação de 2º Grau do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, é a principal escopo do encontro. “Contamos com a compreensão do Sintep e dos professores das unidades de ensino. Se fosse possível ampliar [a proposta da municipalidade], eu sou professora e seria a primeira a defender”, afirmou a secretária de Educação  de Várzea Grande, ex-deputada Zilda Pereira Leite de Campos.

 
Leia Mais:
Greve na educação entra no 11º dia e Prefeitura reitera diálogo e mantém proposta a servidores

A secretária afirmou que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande tem mantido aberto o diálogo com o Sintepe para pôr fim à greve que dura duas semanas e prejudica mais de 13 mil alunos da rede municipal de ensino.
 
“A proposta de reajuste salarial feita aos professores fica mantida:  concessão do reajuste de 13,66%, pedido, em duas parcelas inseridas já nas folhas de agosto e setembro; ou um incremento salarial de 8,5% para todos os profissionais da educação, já incorporado na folha de agosto”, argumentou professora Zilda Leite, que foi vereadora e deputada estadual.
 
A Prefeitura de Várzea Grande, segundo ela, se esforçou ao máximo para chegar  numa proposta que atendesse à classe, mas levando em consideração o limite prudencial estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e as condições de desembolso das verbas federais destinadas a Educação (Fundeb).
 
“Desde 2011 a categoria vem acumulando perdas, mas assumimos há três meses e não é possível fazer a reposição integral de uma vez só. A Prefeitura   tem o total interesse em promover melhorias salariais para os trabalhadores da Educação, porém têm limitações financeiras”, ponderou a secretária Municipal de Educação.
 
Zilda Leite citou que a Prefeitura de Várzea Grande conta com o retorno dos professores às salas de aulas, na próxima segunda-feira (17) e as negociações   continuarão. Ela explicou que a busca  da mediação junto ao Poder Judiciário, conseguida pela Procuradoria Geral do Município, tende  a acelerar o formato de diálogo, assegurando que a questão seja definitivamente resolvida.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet