Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Com moral

Janaína Riva deve se filiar no PMDB em grande evento estadual com Maggi ou com participação de Michel Temer; 30 vereadores devem segui-la

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Janaína fica ao lado de Carlos Bezerra, líder do PMDB, em evento

Janaína fica ao lado de Carlos Bezerra, líder do PMDB, em evento

A deputada estadual Janaína Riva (PSD) vai se filiar ao PMDB em fevereiro, durante uma possível vinda do vice-presidente do Brasil Michel Temer (PMDB), presidente nacional da sigla, ou no fim de março, em um evento que marcará filiação de vereadores, prefeitos e do senador Blairo Maggi (PR).


Leia mais
Joaquim Sucena articula candidatura a prefeito de Cuiabá pelo PP e aliança deve contar com descontentes
PMDB de MT busca alinhar filiados e deseja estar nas chapas majoritárias em 100% dos municípios

“Data (da filiação) é na janela dos vereadores, provavelmente, ou na vinda do Michel Temer. Se o Michel Temer vier antes, devo me filiar quando ele estiver aqui, senão devo me filiar a janela dos vereadores quando eles me acompanharem”, disse a deputada, na tarde segunda-feira (25), durante um encontro regional do PMDB, realizado no Hotel Business Prime, em Cuiabá.

Já o deputado estadual Silvano Amaral, que assumiu a responsabilidade de ser o elo entre municípios e partidos e articular a sigla para 2016, planeja um ato para reunir várias filiações importantes, como a de Janaína e do senador Blairo Maggi (PR), uma das mais importantes figuras políticas de Mato Grosso, o qual deve carregar consigo deputados e prefeitos.

“Ao final do mês de março vamos fazer um grande encontro estadual para fazer um grande ato,  inclusive com as filiações de alguns companheiros, deputados estaduais, também do senador Blairo Maggi, da deputada Janaína, de prefeitos e vereadores”, disse o deputado estadual.

Com a chegada de Janaína, o PMDB passa a contar com seis deputados estaduais, sendo a maior bancada da Assembleia Legislativa, além  receber junto parte da base eleitoral da parlamentar. A deputada estima que um grupo de vereadores a acompanhará na troca de partidos, inicialmente, e mais poderão segui-la mais tarde. “Não tenho uma conta precisa, mas acredito que uns 30 vereadores, de início”, pontuou Janaína.

Ela chega ao partido com status de liderança emergente e deverá ser um reforço para o partido na municipalização das eleições. Janaína Riva herdou parte das bases eleitorais do pai, o ex-deputado estadual José Riva, que sempre foi conhecido pelo perfil municipalista e habilidade nas eleições.  Ele transformou o PSD, criado em 2011, o partido com maior número de prefeitos em MT já nas eleições de 2012. Atualmente ele está preso e é processado pela suposta participação em vários esquemas de desvio de dinheiro público.

Nas eleições municipais de 2016 a deputada terá a missão de acomodar parte dessa base do PSD junto ao PMDB, para fortalecer o novo partido e não desfavorecer antigos aliados.  Nas eleições municipais anteriores, os dois partidores foram rivais nas urnas, mas agora ela acredita em uma conciliação. “A participação em 2016 vai ser um pouco mista. Ainda tenho alguns compromissos dentro do PSD, mas compromissos com quem vai caminhar comigo depois no PMDB, isso já está definido. E acredito que na maioria dos partidos o PSD e o PMDB vão caminhar juntos”, ponderou Janaína.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet