Olhar Direto

Quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Notícias | Política MT

oposição

Zeca Viana quer montar “bloco dos excluídos” para disputar a Prefeitura de Cuiabá

Foto: Widson Maradona / ALMT

Zeca Viana quer montar aliança para disputar contra Mauro Mendes

Zeca Viana quer montar aliança para disputar contra Mauro Mendes

O presidente do PDT em Mato Grosso, o deputado estadual Zeca Viana, quer montar um “bloco dos excluídos” para disputar a Prefeitura de Cuiabá. A intenção dele é reunir na mesma aliança as siglas que foram excluídas do palanque da possível reeleição do prefeito Mauro Mendes (PSB), ou seja, PDT, PR e PMDB.


Leia mais:
Romoaldo critica veto do PSDB a alianças com o PMDB e diz que Maggi só pensou em si
 
Apenas o PMDB foi vetado de fato na aliança da situação, por desejo do governador Pedro Taques (PSDB) que quer distância da sigla do ex-governador Silval Barbosa (PMDB), atualmente preso no Centro de Custódia de Cuiabá (CCC). Porém, o PDT e o PR, em função da conjuntura estadual e de olho nas eleições gerais de 2018, preferem evitar dividir o palanque com o PSDB.

Apesar de Mauro Mendes pertencer ao PSB, a presença dos tucanos no seu arco de alianças é dada como certa nos bastidores – inclusive com a indicação do candidato a vice-prefeito, que deve ser uma escolha pessoal do governador Pedro Taques. Por isso, PDT e PR devem ficar de fora da coligação. E é nisso que Zeca aposta para obter apoio para o pré-candidato a prefeito do PDT, o ex-juiz federal Julier Sebastião da Silva.

“Pelo que a imprensa anunciou, o PSDB já indicou o vice do Mauro. Então é possível o PDT compor com PMDB e PR. Eu conversei com o Carlos Bezerra (PMDB) e devo conversar nos próximos dias com Wellington Fagundes (PR). É uma aliança dos partidos rejeitados. Vamos fazer um bloquinho dos excluídos. Quem sabe sai alguma coisa”, disse Zeca.

Apesar de quase não ter líderes de expressão em Cuiabá, o PMDB possui o maior tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, por ter a maior bancada na Câmara Federal. O PR, por sua vez, tem um vereador, Chico 2000, e sua principal liderança na capital é o deputado estadual Emanuel Pinheiro – que é umbilicamente ligado à administração de Mauro Mendes.

O ex-juiz Julier Sebastião se filiou ao PDT no ano passado, de olho na vaga de candidato a prefeito. Ele deixou a toga em 2014 para disputar o governo do estado pelo PMDB, porém, acabou sendo “fritado” pelos aliados, quando o petista Lúdio Cabral foi escolhido como candidato do grupo.

Zeca Viana garante que, dessa vez, não haverá rasteiras do partido, e que se Julier quiser disputar a Prefeitura de Cuiabá, terá seu espaço garantido no PDT. “Julier ser candidato depende 100% dele”, afirmou o deputado. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet