Olhar Direto

Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Notícias | Política MT

PÓS JÚLIO PINHEIRO

Câmara confirma acordo em articulação prévia e elege Haroldo Kuzai para presidente, e Faissal para vice

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Câmara confirma acordo em articulação prévia e elege Haroldo Kuzai para presidente, e Faissal para vice
A eleição do vereador Haroldo da Açofer Kuzai (SD) para presidente e de vereador Faissal Calil Filho para vice-presidente concretizou na manhã desta-quinta (30) as expectativas para o pleito, marcado após a morte de Julio Pinheiro (PTB).  É provável que tenha pesado favoravelmente para a dupla, na prática, embora não haja confirmação verbal, o fato de Kuzai e Faissal não serem candidatos à reeleição, no pleito de outubro deste ano. Eles comandam a Mesa Diretora do Poder Legislativo até dezembro deste ano e, em 1 de janeiro de 2017, passam o bastão aos eleitos de 3 de outubro.


Leia também:
Câmara deve eleger Haroldo Kuzai como novo presidente e Faissal de vice nesta quinta
 
Foram 23 votos favoráveis à eleição do presidente e vice, e uma ausência por motivo de saúde. O presidente só vota em caso de desempate. O vereador Domingos Sávio Boabaid (PSD), líder do Executivo na Câmara, apresentou ofício comunicando sua ausência.
 
Haroldo Kuzai substitui na presidência da Mesa Diretora o vereador Júlio Pinheiro (PTB), morto prematuramente no último dia 20, vítima de parada cardíaca, depois de passar por cirurgia para desobstrução da aorta – principal artéria do coração. “Vamos faze ruma gestão de continuidade e assegurar que Câmara cumpra sua missão. Ninguém vai inventar nada”, argumentou  ele, pouco depois de ser eleito.
 
O novo presidente incumbiu o vice-presidente de fazer um estudo do Regimento Interno e modificar os artigos, parágrafos e incisos que necessitarem de “atualização contemporânea”.
 
Faissal Calil disse explicou que, entre as principais mudanças imediatas no Regimento Interno, está a criação do Colégio de Líderes, já que atualmente a definição da pauta de votação é competência privativa do presidente da Câmara. “É muito poder concentrado nas mãos de um homem só. Temos de descentralizar”, antecipou Calil.
 
Outra provável mudança é a obrigatoriedade de comunicação da pauta de votação da sessão ordinária, com pelo menos 20 horas de antecedência, para todos os parlamentares. Atualmente, ocorrem casos de os vereadores só tomarem conhecimento do que vai ser votado na hora da Ordem do Dia e, não raras vezes, alguns nem sabem ao certo o que estão votando.
 
A marca de Júlio Pinheiro está latente no Palácio Pascoal Moreira Cabral, onde foi presidente por três mandatos – o terceiro seria completado em dezembro deste ano. Prova disso é que só houve eleição para preenchimento dos cargos de presidente e vice por conta de uma emenda ao Regimento Interno, costurada em fins de 2013, pelo próprio Júlio, quando o então vereador João Emanuel Moreira Lima (PSD) renunciou à presidência.
 
O vereador Toninho de Souza reconheceu que o Regimento Interno necessita de uma atualização e admitiu que Faissal é um dos mais indicados para a tarefa, por ser estudioso e não ser candidato. “No Regimento Interno existem coisas antigas que precisam sair”, ponderou ele.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet