Olhar Direto

Quarta-feira, 26 de junho de 2024

Notícias | Política MT

barganha

Com saída de Emanuel Pinheiro, oposição se reorganiza para ganhar espaço na Mesa Diretora da AL

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Janaina Riva destaca união do grupo independente para eleição da Mesa

Janaina Riva destaca união do grupo independente para eleição da Mesa

A saída de Emanuel Pinheiro (PMDB) da disputa pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa obrigou a oposição a se reorganizar para não perder espaço na articulação que vinha sendo feita pelo parlamentar. Após o deputado estadual deixar a corrida pela presidência do Legislativo para concorrer a prefeito de Cuiabá, o grupo que se denomina “independente”, formado por sete parlamentares, lançou Silvano Amaral (PMDB) como candidato a presidente.


Leia mais:
PMDB lança Silvano Amaral para concorrer à presidência da AL no lugar de Emanuel Pinheiro
 
Outros integrantes do bloco também têm interesse em ocupar cargos na Mesa, como Zeca Viana (PDT). A partir disso, os independentes vão abrir diálogo com os outros grupos que se articulam para vencer a Mesa, e admitem negociar espaço em uma chapa encabeçada por outro candidato. Atualmente, o atual presidente, Guilherme Maluf (PSDB), e o atual vice, Eduardo Botelho (PSB), tentam costurar chapas para conquistar a presidência.

Segundo a deputada estadual Janaina Riva (PMDB), compõem o grupo três deputados da bancada do PMDB – ela, Emanuel Pinheiro, Silvano Amaral –, a bancada do PSC – formada pelo coronel Pery Taborelli e Sebastião Rezende, além de Zé do Pátio (SD), e Zeca Viana (PDT). O deputdo Romoaldo Junior (PMDB) não está incluído nessa contagem de sete votos. Apesar do temor de que a candidatura a prefeito de Emanuel levasse ao fim da aliança, eles permanecem unidos para buscar espaço na gestão da Casa de Leis.

“O grupo ficou muito consistente. A proposta da independência no Legislativo continuou. Achamos que o grupo poderia se dizimar com essa saída do Emanuel, mas o grupo permanece unido”, relatou Janaina. “Agora vamos abrir diálogo com todos os demais grupos, até porque sete não ganham a eleição”, disse Janaina. A Assembleia é composta por 24 deputados estaduais.

Ela afirmou que, atualmente, com sete membros, o grupo independente é o que mais tem votos para a Mesa. Isso dá a essa aliança poder para barganhar bons cargos em uma outra chapa, como a vice-presidência e a 1ª secretaria – segundo cargo mais importante, depois da presidência, e responsável pelo ordenamento de despesas da Assembleia.

“Botelho e Maluf representam o mesmo grupo: a base do governo do estado. A única alternativa seria um nome do nosso grupo [para a presidência] ou uma Mesa mista. Até porque oposição é menor e não tem como fazer a Mesa isolada”, observou. “Mas o maior grupo da Assembleia hoje é o independente, maior que do Maluf e do Botelho. O grupo tanto pode fazer um presidente como um 1º secretário e um vice-presidente. Vai depender dos colegas, do que eles querem", disse a deputada, que garante não ter interesse em compor a Mesa.

Além de Emanuel, outros do grupo independente que devem disputar as eleições deste ano são Zé do Pátio, que deve se candidatar a prefeito de Rondonópolis, e Taborelli, que deve concorrer em Várzea Grande. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet