Olhar Direto

Terça-feira, 25 de junho de 2024

Notícias | Política MT

concessão

Wilson Santos promete reativar Sanecap e retomar os serviços de água e esgoto

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Wilson Santos é candidato a prefeito pelo PSDB

Wilson Santos é candidato a prefeito pelo PSDB

O candidato a prefeito Wilson Santos (PSDB) pretende retomar os serviços de água e esgoto para o município de Cuiabá, caso seja eleito. Segundo ele, é viável tocar a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) de forma pública, e não há necessidade de manter a concessão para a CAB Ambiental – principalmente considerando que a empresa já está sob intervenção, desde maio deste ano.


Leia mais:
Wilson Santos define núcleo duro e coordenadores de campanha; veja nomes
 
“Estou sinalizando a minha simpatia em manter os serviços públicos”, disse. “Como já há intervenção, eu manterei da forma que está. Porque quando eu comecei a tocar a Sanecap, ela tinha mais de 1.200 servidores com arrecadação de R$ 40 milhões por ano. Depois de 5 anos, deixei a Sanecap com 700 servidores e com R$ 8,5 milhões de arrecadação por mês. Ou seja, quase triplicamos a arrecadação. Então da nossa parte, temos experiência de tocar a Sanecap como está”, garantiu.

O tucano lembrou que a Sanecap ainda existe como pessoa jurídica – apenas está em processo de liquidação, de modo que seria possível reestatizar os serviços. Ele informou, ainda, que a atual gestora da Sanecap, Valeria Roder, declarou apoio à sua candidatura.

“Eu quero dizer que eu administrei a Sanecap e acho que fiz bem. Paguei em dia fornecedores e dei lucro à Sanecap. Fui o prefeito que mais fez pelo saneamento de Cuiabá. Poderia ter feito muito mais se não houvesse a Operação Pacenas”, disse, referindo-se às obras de melhoria da rede de água e esgoto que estavam sendo tocados com recursos do Pacote de Aceleração do Crescimento (PAC) na sua gestão e foram interrompidos em 2009, por suspeita de superfaturamento.

Wilson ainda destacou que a concessão dos serviços de saneamento para a CAB Ambiental não foi feita na gestão dele, mas sim do seu sucessor, o vice Chico Galindo (PTB), que assumiu quando o tucano deixou a prefeitura para disputar o governo estadual. Após o Grupo Galvão, controlador da CAB, entrar em recuperação judicial, o prefeito Mauro Mendes (PSB) decretou intervenção na CAB Cuiabá.

“A concessão não foi feita na minha gestão. Há muita confusão em relação a isso. Eu deixei a prefeitura de Cuiabá às 18 horas do dia 30 de março de 2010. E a concessão foi feita em 2012. Então não foi na minha gestão que aconteceu a concessão dos serviços de água e esgoto à iniciativa privada”, reforçou ele. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet