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Sexta-feira, 20 de setembro de 2024

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Procurador Mauro diz que 15 segundos de TV é uma vergonha e continua investindo no lambadão

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Procurador Mauro investe nas redes sociais na campanha deste ano

Procurador Mauro investe nas redes sociais na campanha deste ano

O Procurador Mauro de Lara (PSOL) criticou a divisão do horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que lhe deixou com apenas 15 segundos no programa dos candidatos a prefeito de Cuiabá, que terá duração total de 10 minutos. Concorrendo sem coligar, o PSOL tem um programa 15 vezes menor que o candidato com maior tempo, Emanuel Pinheiro (PMDB). O peemedebista tem 3 minutos e 44 segundos de programa, e 13 partidos em sua coligação.


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“Essa divisão de 15 segundos é uma vergonha. No futuro, assim como hoje olhamos para trás e vemos que no Brasil existia escravidão juridicamente, contratávamos servidores sem concurso, tinha financiamento de empresas para campanhas, e ficaram para trás, acho que no futuro será uma mancha e uma vergonha para a história do Brasil dizer que algumas campanhas podem ter quase 4 minutos e outra com apenas 15 segundos”, disse Mauro, em entrevista ao Olhar Direto, durante visita à sede do site.

Ele afirmou, ainda, que a Justiça Eleitoral poderia ter declarado a inconstitucionalidade da divisão do tempo entre os candidatos. Além disso, o PSOL entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a divisão, porém, o processo ainda não foi julgado.

Pelos cálculos do candidato, o PSOL terá direito a duas inserções de 30 segundos ao longo da programação das emissoras – o que corresponde ao dobro do seu programa – para apresentar suas propostas.

Redes sociais e lambadão

Apesar da crítica, Mauro minimizou o problema, e destacou a importância das redes sociais na campanha deste ano. “A televisão já não é uma mídia absoluta. As redes sociais e a campanha no corpo-a-corpo serão decisivas”, disse. Para isso, a equipe de publicidade da campanha, formada por um professor e estudantes, que são voluntários, já estão analisando o alcance das páginas de Mauro e planejando estratégias para atingir os eleitores.

Para potencializar sua candidatura, ele continua investindo nos jingles de lambadão. Vocalista da banda Os Ciganos, formada com os irmãos em 1998, Mauro encontrou no ritmo originário da Baixada Cuiabana um meio de atingir as massas durante suas campanhas, e as composições feitas para as eleições costumam “colar”. Durante a campanha, a banda continua cumprindo a agenda de shows sem Mauro.

Como não dará tempo de exibir jingles completos no programa eleitoral, Mauro planeja emplacar vídeos nas redes sociais, e distribuir por aplicativos como Whatsapp. No início da campanha, ele está usando os mesmos jingles de 2012. “Conforme for caminhando a campanha, vamos fazer mais jingles”, explicou o candidato.

Confira um jingle do Procurador Mauro da campanha de 2012 a prefeito em ritmo de lambadão:

 
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