Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Política MT

Gazeta Dados

Taques tem 55% de aprovação em Cuiabá e 62% em Várzea Grande, aponta pesquisa

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Taques tem 55% de aprovação em Cuiabá e 62% em Várzea Grande, aponta pesquisa
A pesquisa do instituto Gazeta Dados apontou que o governador Pedro Taques (PSDB) tem a aprovação de 55% em Cuiabá e 62% em Várzea Grande. Há um ano e oito meses no mandato, o tucano teve de enfrentar duras batalhas como a questão do RGA (Reajuste Geral Anual) e também o imbróglio envolvendo o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Além disto, o chefe do Executivo também necessita de gerir a forte crise econômica, que atinge todo o país. Os números foram divulgados no jornal A Gazeta.


Leia mais:
A cada 100 reais que entram no caixa de MT, sobram 48 centavos para investimentos, diz Taques
 
Segundo a pesquisa, 55% dos cuiabanos entrevistados aprovam Taques, 30% desaprovam e 15% não responderam ou souberam opinar. Em Várzea Grande, a aprovação foi de 62%, com desaprovação de 27%. Somente 11% não responderam ou souberam opinar. Os entrevistados foram ouvidos do dia 01º a 04 de setembro.
 
Os cuiabanos avaliaram a administração do governador da seguinte forma: Ótima (4%), Boa (30%), Regular (38%), Ruim (12%), Péssima (9) e Não responderam ou souberam opinar (7%). Já em Várzea Grande o cenário foi o seguinte: Ótima (5%), Boa (37%), Regular (37%), Ruim (11%), Péssima (5) e Não responderam ou souberam opinar (5%).
 
A pesquisa ocorreu em 110 bairros de Cuiabá e ouviu 800 pessoas. Na cidade vizinha, foram entrevistadas 600 pessoas. A margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. O instituto também questionou sobre a confiança em Taques. Dos cuiabanos, 53% afirmaram que confiam e gostam do chefe do Executivo. Na cidade industrial, 52% confiam e 56% gostam do político.
 
Além disto, 62% dos entrevistados da Capital pedem que o governador Pedro Taques (PSDB) priorize a saúde pública; 11% a segurança pública e a geração de emprego; 8% a continuação do VLT e 7% a educação. Em Várzea Grande 52% querem a saúde como prioridade e 15% a continuação do VLT.
 
O governador Pedro Taques teve um forte embate com os servidores públicos por conta do RGA (Reajuste Geral Anual). Foi preciso muita paciência e articulação para que um novo valor fosse aprovado. O caso se arrastou durante meses e culminou em diversas paralisações. Já a novela do VLT ainda continua. O projeto segue judicializado, no aguardo de uma conciliação entre o Executivo e o Consórcio VLT.
 
A forte crise econômica que atinge o país também é alvo de preocupação do tucano. Na semana passada, Pedro Taques baixou um decreto com medidas duras de economia, determinando redução nas contas de água, luz, telefone, e suspendendo licitações e concursos, entre outras. Além disso, o Estado acumula R$ 280 milhões em dívidas com os outros poderes e órgãos autônomos, referente a repasses do duodécimo atrasados, dos meses de julho e agosto.
 
Michel Temer
 
O presidente Michel Temer (PMDB) teve aprovação de apenas 21% em Cuiabá e 31% em Várzea Grande.  A desaprovação foi de 34% na Capital e 43% na cidade industrial. Apenas 10% dos moradores da capital mato-grossense consideraram a administração positiva. Na cidade vizinha foram 14%. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet